Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24234
Autoria: Encarnação, Gabriel Antunes da
Orientação: Dionísio, José Pedro
Data: 27-Dez-2021
Título próprio: O impacto da produção do serviço e das dimensões da experiência na lealdade dos visitantes de festivais de música Portugueses
Referência bibliográfica: Encarnação, G. A. da. (2021). O impacto da produção do serviço e das dimensões da experiência na lealdade dos visitantes de festivais de música Portugueses [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24234
Palavras-chave: Produção do serviço
Experiência do consumidor
Lealdade do consumidor
Marketing relacional
Festivais de música
Evento
Service production
Consumer experience
Customer loyalty
Relationship marketing
Music festivals
Events
Resumo: Nos últimos anos o sector dos festivais tem crescido cada vez mais, à exceção da interrupção gerada pela pandemia, representando também um aumento no volume de turistas internos ou externos que se deslocam em massa para assistir a estes eventos, especialmente no Verão. Este aumento espontâneo e o correspondente sucesso deste tipo de festivais (entenda-se que estamos a falar de festivais de música) e o facto de existirem inúmeros festivais com conceitos idênticos, torna cada vez mais difícil a diferenciação na gestão deste tipo de eventos, pelo que se torna essencial aprofundar o estudo da experiência dos consumidores e perceber que tipo de experiências oferecem consumidores leais às promotoras. Neste estudo são abordados três grandes conceitos relacionados com a participação dos consumidores em festivais e com o papel dos gestores na organização destes eventos: Produção do Serviço, Experiência (ou Dimensões da Experiência) do Consumidor e Lealdade do Consumidor. De entre a revisão de literatura que ajudou a construir os instrumentos de medição (escalas) para este estudo, destaca-se a “Event Experience Scale” de Greg Richards (2015), que pretende avaliar a força das dimensões Física, Cognitiva, Afetiva e Novidade da Experiência e funciona como ponto central deste estudo. No final, pretendemos conhecer melhor o público dos grandes festivais de música portugueses, conhecer o seu feedback sobre o serviço que lhes foi prestado enquanto clientes, sobre as dimensões da experiência que os impactaram mais e sobre a sua relação de lealdade com o festival em que participaram.
In the past years the festival industry has grown considerably, with exception for the interruption caused by the pandemic crisis. This growth also represents an increase of the volume of internal and external tourists that move across the world to attend to these events, especially during Summer. The spontaneous growth and the success of music festivals, and the fact that a lot of this festivals have similar concepts and ideas, makes the managing differentiation harder everyday among these events, so it becomes essential for the companies that promote the festivals to understand what types of experiences better create loyal visitors to their events. In this study we talk essentially about three major concepts that are related to the participation of consumers in festivals and the role of managers in the organization of these events: Servuction (Service Production), Consumer Experience (or Experience Dimensions) and Consumer Loyalty. Among all the literature review that was conducted to develop this study, the “Event Experience Scale” from Richards (2015) stands out as the starting point for this study, as it intends to evaluate the strength of the Physical, Cognitive, Affective and Novelty experience dimensions. At the end, we intend to get to know better the music festival costumers for the Portuguese industry, to know their feedback about the service provided to them, about the experience dimensions that had the most impact on them and also about their loyalty relation with the festival itself.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_gabriel_antunes_encarnacao.pdf1,37 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.