Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24182
Autoria: Dias, Catarina Filipa Gonçalves
Orientação: Paiva, Inna Choban de Sousa
Data: 14-Dez-2021
Título próprio: Política remunerativa e manipulação de resultados: evidência nas empresas cotadas portuguesas
Referência bibliográfica: Dias, C. F. G. (2021). Política remunerativa e manipulação de resultados: evidência nas empresas cotadas portuguesas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24182
Palavras-chave: Política remunerativa;
Conselho de administração
Manipulação de resultados
Remuneration structure
Board of directors
Earnings management
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo analisar como o valor e estrutura das remunerações pagas aos membros do conselho de administração têm impacto no nível de manipulação de resultados observado nas entidades cotadas no Euronext entre 2014 e 2018. De forma à obtenção de conclusões, foram utilizados modelos de regressão linear para proceder ao cálculo de "accruals" discricionários e as características das remunerações obtidas através da recolha de dados através dos relatórios de contas das entidades em estudo e da base de dados "Wordscope Database". Os resultados obtidos através do modelo de regressão elaborado mostram que o nível de manipulação de resultados é inferior quando a remuneração fixa paga aos administradores é maior. Em contrário, o nível de manipulação de resultados é superior quando a remuneração inclui uma componente variável. As conclusões obtidas permitem perceber como a estrutura e valor da remuneração influência comportamentos por parte dos gestores do conselho de administração das empresas cotadas portuguesas e, por consequência, a qualidade do reporte financeiro.
O presente estudo tem como principal objetivo analisar como o valor e estrutura das remunerações pagas aos membros do conselho de administração têm impacto no nível de manipulação de resultados observado nas entidades cotadas no Euronext entre 2014 e 2018. De forma à obtenção de conclusões, foram utilizados modelos de regressão linear para proceder ao cálculo de accruals discricionários e as características das remunerações obtidas através da recolha de dados através dos relatórios de contas das entidades em estudo e da base de dados Wordscope Database. Os resultados obtidos através do modelo de regressão elaborado mostram que o nível de manipulação de resultados é inferior quando a remuneração fixa paga aos administradores é maior. Em contrário, o nível de manipulação de resultados é superior quando a remuneração inclui uma componente variável. As conclusões obtidas permitem perceber como a estrutura e valor da remuneração influência comportamentos por parte dos gestores do conselho de administração das empresas cotadas portuguesas e, por consequência, a qualidade do reporte financeiro.
Designação do grau: Mestrado em Contabilidade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_catarina_goncalves_dias.pdf664,18 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.