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http://hdl.handle.net/10071/24178
Autoria: | Baldé, Aíssa Mariama Nascimento |
Orientação: | Lima, César |
Data: | 21-Dez-2021 |
Título próprio: | Música e emoções vocais: Associações entre treino musical, aptidão musical, e o processamento temporal de emoções vocais |
Referência bibliográfica: | Baldé, A. M. N. (2021). Música e emoções vocais: Associações entre treino musical, aptidão musical, e o processamento temporal de emoções vocais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24178 |
Palavras-chave: | Treino musical Sofisticação musical Reconhecimento de emoções Gating Music training Musical sophistication Emotion recognition |
Resumo: | Existe um interesse crescente na possibilidade de as capacidades musicais se transferirem
positivamente para as competências emocionais. A presente dissertação pretende contribuir
para a investigação neste tópico, explorando associações entre duas dimensões da sensibilidade
à música — treino musical formal e variação natural em competências musicais — e o
reconhecimento de emoções vocais. Foi usado um paradigma de gating auditivo, no qual frases
expressas em quatro emoções (alegria, raiva, tristeza, medo) e neutralidade, foram apresentadas
de forma parcial em segmentos de duração crescente, até à apresentação completa do estímulo.
Participantes com e sem treino musical foram comparados (N = 107), e o nível de competência
musical dos participantes sem treino foi medido, de forma a identificar indivíduos com
capacidades musicais “naturalmente” boas, mesmo na ausência de treino musical. Os resultados
revelaram que o treino musical esteve positivamente associado ao reconhecimento de emoções
vocais quando apresentadas na totalidade. Os músicos também foram mais exatos a reconhecer
emoções em prosódia quando tinham acesso a informação acústica apenas parcial. Contudo,
não houve diferenças significativas entre grupos no ponto de reconhecimento das emoções.
Quanto aos participantes sem treino musical, aqueles com competências musicais naturalmente
elevadas também apresentaram algumas vantagens no reconhecimento de emoções, mas as
associações entre variação nas competências de perceção musical e o reconhecimento de
emoções foram genericamente fracas ou não significativas Na sua globalidade, estes resultados
sugerem que o treino musical está associado a melhor desempenho no reconhecimento de
emoções vocais, e realçam a importância de considerar a natureza multifacetada da
musicalidade. There is a growing interest in the possibility that musical abilities transfer positively to emotional abilities. This dissertation aims to contribute to the research in this topic, exploring associations between two dimensions of music sensitivity — formal musical training and natural variation in musical skills — and the recognition of emotions in prosody. An auditory gating paradigm was used, in which sentences expressing four basic emotions (joy, anger, sadness, fear) and neutrality, were presented to participants in segments of partial acoustic information, in gates of increasing duration, until the full utterance was presented. Musically trained and untrained individuals were compared (N = 107), and, additionally, the level of musical ability of the non-musician participants was measured, in order to identify individuals with “naturally” good musical abilities, even in the absence of musical training. The results revealed that musical training was positively associated with the recognition of vocal emotions when presented in full. Musicians were also more accurate at recognizing emotions in prosody when they had access to partial acoustic information only. However, there were no significant differences between groups in emotion identification points. As for participants without musical training, those with naturally good musical skills also showed some advantages in recognizing emotions, but the associations between variation in musical perception skills and vocal emotion recognition were generally weak or non-significant. Overall, these results suggest that music training is associated with better performance in the recognition of vocal emotions and highlight the importance of considering the multifaceted nature of musicality. |
Designação do grau: | Mestrado em Ciências em Emoções |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_aissa_nascimento_balde.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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