Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24178
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, César-
dc.contributor.authorBaldé, Aíssa Mariama Nascimento-
dc.date.accessioned2022-01-19T12:40:45Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.date.submitted2021-11-
dc.identifier.citationBaldé, A. M. N. (2021). Música e emoções vocais: Associações entre treino musical, aptidão musical, e o processamento temporal de emoções vocais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24178pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/24178-
dc.description.abstractExiste um interesse crescente na possibilidade de as capacidades musicais se transferirem positivamente para as competências emocionais. A presente dissertação pretende contribuir para a investigação neste tópico, explorando associações entre duas dimensões da sensibilidade à música — treino musical formal e variação natural em competências musicais — e o reconhecimento de emoções vocais. Foi usado um paradigma de gating auditivo, no qual frases expressas em quatro emoções (alegria, raiva, tristeza, medo) e neutralidade, foram apresentadas de forma parcial em segmentos de duração crescente, até à apresentação completa do estímulo. Participantes com e sem treino musical foram comparados (N = 107), e o nível de competência musical dos participantes sem treino foi medido, de forma a identificar indivíduos com capacidades musicais “naturalmente” boas, mesmo na ausência de treino musical. Os resultados revelaram que o treino musical esteve positivamente associado ao reconhecimento de emoções vocais quando apresentadas na totalidade. Os músicos também foram mais exatos a reconhecer emoções em prosódia quando tinham acesso a informação acústica apenas parcial. Contudo, não houve diferenças significativas entre grupos no ponto de reconhecimento das emoções. Quanto aos participantes sem treino musical, aqueles com competências musicais naturalmente elevadas também apresentaram algumas vantagens no reconhecimento de emoções, mas as associações entre variação nas competências de perceção musical e o reconhecimento de emoções foram genericamente fracas ou não significativas Na sua globalidade, estes resultados sugerem que o treino musical está associado a melhor desempenho no reconhecimento de emoções vocais, e realçam a importância de considerar a natureza multifacetada da musicalidade.por
dc.description.abstractThere is a growing interest in the possibility that musical abilities transfer positively to emotional abilities. This dissertation aims to contribute to the research in this topic, exploring associations between two dimensions of music sensitivity — formal musical training and natural variation in musical skills — and the recognition of emotions in prosody. An auditory gating paradigm was used, in which sentences expressing four basic emotions (joy, anger, sadness, fear) and neutrality, were presented to participants in segments of partial acoustic information, in gates of increasing duration, until the full utterance was presented. Musically trained and untrained individuals were compared (N = 107), and, additionally, the level of musical ability of the non-musician participants was measured, in order to identify individuals with “naturally” good musical abilities, even in the absence of musical training. The results revealed that musical training was positively associated with the recognition of vocal emotions when presented in full. Musicians were also more accurate at recognizing emotions in prosody when they had access to partial acoustic information only. However, there were no significant differences between groups in emotion identification points. As for participants without musical training, those with naturally good musical skills also showed some advantages in recognizing emotions, but the associations between variation in musical perception skills and vocal emotion recognition were generally weak or non-significant. Overall, these results suggest that music training is associated with better performance in the recognition of vocal emotions and highlight the importance of considering the multifaceted nature of musicality.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectTreino musicalpor
dc.subjectSofisticação musicalpor
dc.subjectReconhecimento de emoçõespor
dc.subjectGatingpor
dc.subjectMusic trainingpor
dc.subjectMusical sophisticationpor
dc.subjectEmotion recognitionpor
dc.titleMúsica e emoções vocais: Associações entre treino musical, aptidão musical, e o processamento temporal de emoções vocaispor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202837831por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências em Emoçõespor
dc.date.embargo2024-12-20-
dc.subject.apa2300-
dc.subject.apa2326-
dc.subject.apa2360-
dc.subject.apa12300 Human experimental psychology-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_aissa_nascimento_balde.pdf
  Restricted Access
1,45 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.