Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/24171
Author(s): Bucho, Ana João Dias
Advisor: Pena, Maria João
Date: 16-Dec-2021
Title: A arte na prática do serviço social: princípios, contribuições e transformação
Reference: Bucho, A. J. D. (2021). As práticas artísticas como instrumento de desenvolvimento humano e inclusão [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24171
Keywords: Serviço social e arte
Função social da arte
As práticas artísticas como instrumento de desenvolvimento humano e inclusão
Conexões teóricas e práticas entre arte e serviço social
Art and social work
The social function of art
Expressive arts as an instrument of human development and inclusion
Theoretical and practical connections between art and social work
Abstract: A presente investigação procura aprofundar o conhecimento e a compreensão sobre as artes como métodos complementares na prática do serviço social, analisando a forma como se aproximam através do estímulo da consciência crítica do ser humano, para além de um recurso inovador na instrumentalidade do Serviço Social. Também pretende incluir conteúdo sobre as artes na investigação e na educação em serviço social em Portugal. A partir de uma metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas com a finalidade de dar visibilidade às perceções de profissionais da área social que desenvolvem funções em projetos de intervenção social pela Arte. Com recurso à técnica de análise de conteúdo, os resultados obtidos exploram a questão relativa à eficácia das práticas artísticas para o desenvolvimento do ser humano, capacitando e gerando processos promotores de mudança. Por um lado, responder às necessidades das pessoas geralmente requer mais do que comunicação verbal, sendo que uma visão holística dos seres humanos que se baseia nas artes expressivas permite, através destes métodos, ajudar os indivíduos a expressar os seus sentimentos e ideias. Por outro, como as técnicas das manifestações artísticas são possíveis para o enriquecimento da instrumentalidade da profissão. Finalmente, a visão das artes como um meio poderoso de enfrentar a injustiça social e catalisar mudanças sociais, abrindo caminho para a transformação individual e coletiva de indivíduos e de nós mesmos.
The present investigation seeks to deepen knowledge and understanding of the arts as complementary methods in social work practice, for social workers who have been prepared through experience and/or study while adhering to ethical codes and principles in social work practice. It also intends to include content on the arts in social work research and education. Based on a qualitative methodology, interviews were carried, in order to give focus to the perceptions of social and art professionals who develop a role in social intervention through art projects. By the method of content analysis, the results obtained explore the issue of the effectiveness of artistic practices for the development of human beings, enabling and generating processes that promote change. On the one hand, responding to people's needs often requires more than verbal communication, and a holistic view of human beings based on the expressive arts allows them to help express their feelings and ideas through the methods. On the other hand, how the techniques of artistic manifestations are possible to enrich the instrumentality of the profession. Finally, the vision of the arts as a powerful means to address social injustice and catalyze social change, paving the way for the individual and collective transformation for individuals and for ourselves.
Degree: Mestrado em Serviço Social
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_ana_dias_bucho.pdf521,25 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.