Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24152
Autoria: Santos, Ana Sofia de Araújo Magalhães dos
Orientação: Neves, José Soares da Silva
Silva, Tiago Lapa da
Data: 26-Nov-2021
Título próprio: Distribuição e consumo digital de música: estratégias de comunicação e marketing nas redes sociais online
Referência bibliográfica: Santos, A. S. de A. M. dos (2021). Distribuição e consumo digital de música: estratégias de comunicação e marketing nas redes sociais online [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24152
Palavras-chave: Comunicação em rede
Marketing de redes sociais
Comunidades de fãs
Música erudita
Música pop/rock
Network communication
Social media marketing
Fans communities
Classical music
Pop/Rock music
Resumo: Na indústria musical, a internet, mais concretamente os sites de redes sociais, permitiu quebrar barreiras temporais e geográficas entre o artista e o fã. Para além de uma comunicação mais direta e rápida, as plataformas de redes sociais também trouxeram ferramentas de autopromoção, permitindo ao artista utilizá-las como parte da sua estratégia de marketing, possibilitando-o atingir o seu público de um modo mais económico e rápido. Para esta estratégia ser bem-sucedida, é essencial o artista atualizar as suas páginas com alguma regularidade, através da publicação de conteúdos que, para além de o beneficiarem, vão ao encontro daquilo que o fã procura. Neste sentido, a presente investigação pretende estudar as estratégias de marketing e comunicação dos artistas portugueses nos sites de redes sociais. Através de entrevistas semiestruturadas aplicadas a uma amostra de nove grupos (quatro de música erudita e cinco de música pop/rock) podemos concluir que os artistas portugueses estão, de um modo geral, atentos às interações com os seus fãs nas suas páginas e procuram criar conteúdo que vá ao encontro daquilo que o seu público procura. Relativamente às estratégias de comunicação, identifica-se uma tendência para apenas serem aplicadas em eventos formais, tais como lançamentos de projetos ou concertos, muitas vezes planeadas em sintonia com as agências de booking e management e as editoras.
In the music industry, the internet, more specifically the social networking sites, allowed to break temporal and geographical barriers between the artist and the fan. In addition to a more direct and faster communication, social media platforms have also brought self-promotion tools, allowing the artist to use them as part of his marketing strategy, enabling him to reach his audience in a cheaper and faster way. For this strategy to be successful, it is essential that the artist keeps an updated profile and website, by publishing content that not only benefits him, but also meets what the fan is looking for. In this sense, this research aims to study the marketing and communication strategies of Portuguese artists on social networking sites. Through semi-structured interviews applied to a sample of nine groups (four of classical music and five of pop/rock music) we can conclude that Portuguese artists are, in general, aware of the interactions of their fans on their pages and try to create content that meets what their audience is looking for. Regarding communication strategies, there is a tendency to be applied only in formal events, such as project launches or concerts, often planned in conjunction with booking and management agencies and publishers.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ana_magalhaes_santos.pdf1,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.