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http://hdl.handle.net/10071/24133
Author(s): | Santos, David Alexandre Conceição |
Advisor: | Amaro, Maria Inês |
Date: | 17-Dec-2021 |
Title: | Resposta de emergência em contexto pandémico para pessoas em situação de sem abrigo: O caso do Centro de Acolhimento Temporário de Almada |
Reference: | Santos, D. A. C. (2021). Resposta de emergência em contexto pandémico para pessoas em situação de sem abrigo: O caso do Centro de Acolhimento Temporário de Almada [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24133 |
Keywords: | Sem-abrigo -- Homeless Centro de Acolhimento Temporário Processo de mudança Assistente social -- Social worker Temporary accommodation centre Relocation process |
Abstract: | A problemática das pessoas em situação de sem-abrigo, continua a ser uma realidade mundial.
Em Portugal segundo dados do inquérito de caraterização das pessoas em situação de sem-abrigo,
elaborado em dezembro 2020 pela ENIPSSA (Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas
em Situação de Sem-Abrigo), existiam 8.209 pessoas em situação de sem-abrigo, sendo destas 3.420
sem teto e 4.789 sem casa, tendo a sua maior concentração na Área Metropolitana de Lisboa com um
número total de 4.786 pessoas em situação de sem-abrigo.
Almada encontrava-se em 16º lugar no TOP20 das cidades portuguesas com mais pessoas em
situação de sem-abrigo, totalizando em dezembro de 2020 o número de 75 pessoas. Em Março 2020,
como resposta a à situação de emergência causada pela Pandemia Covid-19, foi criado um Centro de
Acolhimento Temporário destinado a acolher pessoas em situação de sem-abrigo , com os serviços de
alimentação, higiene ,pernoita e apoio psicossocial.
Este centro foi coordenado e implementado pela Câmara Municipal de Almada, coordenadora
do NPISA (Núcleo de Planeamento e Intervenção com Sem-Abrigo) em parceria com as equipas de rua
de Almada e das entidades com gestores de caso.
O presente estudo visa refletir sobre o impacto que esta resposta teve no processo de
mudança destas pessoas, assim como perceber de que forma o papel dos assistentes sociais / gestores
de caso foi facilitador na relação com as pessoas em situação de sem abrigo com a existência desta
resposta. Foi utilizada neste estudo uma metodologia qualitativa, com recurso à realização de
entrevistas a todos os intervenientes no processo, nomeadamente às pessoas em situação de semabrigo
a pernoitar no centro de acolhimento temporário, aos gestores de caso e à responsável pela
coordenação do centro.
Esta resposta, com capacidade para 25 pessoas, acolhia em dezembro 2020 com base no
inquérito supramencionado o total de 23 pessoas. Homelessness remains a worldwide phenomenon and is often linked to complex societal issues. According to data included in the report for the characterisation of homeless people published in December 2020, by ENIPSSA (Estratégia nacional para a integração de pessoas em situação de sem-abrigo), there were 8,209 homeless people in Portugal. 3,420 of these slept rough, while 4,789 lacked an accommodation designed for regular sleeping. Homelessness was found to be mostly concentrated in Greater Lisbon, where 4,786 people were homeless. Almada was ranked 16th place out of the 20 towns with most homeless people in Portugal, with a total of 75 homeless people as of December 2020. In March 2020, as a response to the emergency situation caused by the Covid-19 pandemic, a temporary accommodation centre was created, so as to receive homeless people, provide them with meals, and give them access to showers, beds, and psychosocial support. This centre was managed and implemented by Câmara Municipal de Almada, coordinator of NPISA (Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo), in partnership with Almada street teams and homeless support workers. This study aims to reflect on the impact that this response had on these people's process of change, as well as to understand how the role of social workers / case managers was a facilitator in the relationship with homeless people with the existence of this response .A qualitative methodology was followed, with data collected from interviews with the people involved in the described process, namely homeless people that used the services provided by the temporary accommodation centre, homeless support workers and the centre manager. The centre was designed to support up to 25 homeless people. According to the aforementioned report, 23 people were using this centre as of December 2020. |
Degree: | Mestrado em Serviço Social |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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