Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23929
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorInácio, Pedro Manuel de Sousa Leite-
dc.contributor.authorTeixeira, José António Cardoso-
dc.date.accessioned2022-01-05T22:19:07Z-
dc.date.available2022-01-05T22:19:07Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.date.submitted2021-11-
dc.identifier.citationTeixeira, J. A. C. (2021). Projeto de expansão de rede de postos de combustível [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23929pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/23929-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar o desafio lançado pela empresa COMBUSLOURES sobre a viabilidade de novos projetos de investimentos para a expansão da rede de postos de combustível, seu impacto na estrutura económica e financeira da empresa e contributo para o novo paradigma dos combustíveis limpos. A disrupção verificada no setor automóvel e energético pressupõe a análise de estratégias distintas: por um lado redefinir o papel do atual canal de distribuição, e redimensionar a rede de postos de combustível para um nível de cobertura mais alargado. Por outro lado, compatibilizar duas realidades distintas, a oferta tradicional assente nos combustíveis fósseis e a oferta de novas energias em linha com a realidade do setor automóvel. A forte concorrência no setor, impõe elevados níveis de eficiência, serviço de excelência e uma estratégia de crescimento com oferta diferenciada, onde as novas energias apresentam um crescimento exponencial e os combustíveis fósseis um decréscimo gradual. A incerteza sobre o novo modelo de negócio de retalho de combustíveis, certamente diferente do atual, implicou a análise de alguns estudos de investigação sobre a temática das novas energias, impacto nas preferências dos consumidores e na rentabilidade do negócio. Em suma podemos concluir que é primordial adotar as novas energias, e a oferta diferenciada nas lojas de conveniência, em linha com as alterações profundas que estão a ocorrer a nível global. Também é de notar que ambas as realidades são primordiais para os clientes nos anos mais próximos.por
dc.description.abstractThis work aims to analyze the challenge launched by the company COMBUSLOURES on the feasibility of new investment projects for the expansion of the network of gas stations, their impact on the company's economic and financial structure and contribution to the new paradigm of clean fuels. The disruption seen in the automotive and energy sector presupposes the analysis of different strategies: On the one hand, redefining the role of the current distribution channel, and re-dimensioning the network of gas stations for a broader level of coverage. On the other hand, to reconcile two distinct realities, the traditional offer based on fossil fuels and the offer of new energies in line with the reality of the automotive sector. The strong competition in the sector imposes high levels of efficiency, excellent service and a growth strategy with a differentiated offer, where new energies present an exponential growth and fossil fuels a gradual decrease. Uncertainty about the new fuel retail business model, which is certainly different from the current one, implied the analysis of some research studies on the topic of new energies, impact on consumers´ preferences and business profitability. In short, we can conclude that it is essential to adopt new energies, and the differentiated offer in convenience stores, in line with the profound changes that are taking place at a global level. It is also worth noting that both realities are paramount for customers for years to come.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCombustíveispor
dc.subjectElétricopor
dc.subjectHdrogéniopor
dc.subjectProjetos de investimentopor
dc.subjectAvaliações de projetospor
dc.subjectDecisões de investimentopor
dc.subjectFuelspor
dc.subjectElectricpor
dc.subjectHydrogenpor
dc.subjectBP and combuslourespor
dc.titleProjeto de expansão de rede de postos de combustívelpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202829723por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Aplicadapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_jose_cardoso_teixeira.pdf2,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.