Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/23885
Autoria: | Vieira, Sandrina Cristele Pereira |
Orientação: | Cardoso, Elsa Alexandra Cabral da Rocha Alexandre, Isabel da Piedade Xavier Machado |
Data: | 9-Dez-2021 |
Título próprio: | Research on user experience for children |
Referência bibliográfica: | Vieira, S. C. P. (2021). Research on user experience for children [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23885 |
Palavras-chave: | Child-computer interaction User experience Usability Design thinking Participatory design Interação computador-criança Experiência de utilizador Usabilidade Design participativo |
Resumo: | In a technology-advanced world, it is understandable that children are growing up surrounded
by electronic devices such as computers, mobile phones and tablets, and eventually use them in their
daily lives. Whereas the accessibility of these powerful tools is a long-standing issue, the majority of
existing research and learning resources are focused on adult users.
In this dissertation we explored a child-centred approach through a serious game about
sustainability with several levels of gradual difficulty. Participatory design, prototyping and evaluation
are part of the process where we explore behaviour and feedback regarding the requested tasks. Our
results indicate that the children actively engaged with our prototypes, giving feedback and new ideas
to make the serious game better and easier for other children. Num mundo tecnologicamente avançado, é compreensível que as crianças estejam a crescer rodeadas de dispositivos eletrónicos como computadores, telemóveis e tablets, e eventualmente os utilizem no seu dia a dia. Enquanto que a acessibilidade destas poderosas ferramentas é uma questão antiga, a maioria dos recursos de investigação e aprendizagem existentes está centrada nos adultos. Nesta dissertação exploramos uma abordagem centrada na criança, através de um jogo sério sobre sustentabilidade com vários níveis de dificuldade gradual. A conceção participativa, protótipos e avaliações fazem parte do processo onde exploramos o comportamento e feedback relativos às tarefas solicitadas. Os nossos resultados indicam que as crianças se empenharam ativamente nos nossos protótipos, dando feedback e novas ideias para que o jogo sério seja melhor e mais fácil para as outras crianças. |
Designação do grau: | Mestrado em Engenharia Informática |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_sandrina_pereira_vieira.pdf Restricted Access | 5,62 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.