Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/23883
Author(s): Costa, Carla Pacheco
Advisor: Fernandes, Adriana Lopes
Alturas, Bráulio Alexandre Barreira
Date: 15-Dec-2021
Title: Employer branding para a atração e retenção de talentos em empresas de tecnologia
Reference: Costa, C. P. (2021). Employer branding para a atração e retenção de talentos em empresas de tecnologia [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23883
Keywords: Employer branding
Tecnologia da informação -- Information technology
Atração de talentos
Retenção de talentos
Best workpalces™️
Atraccting talent
Retain talent
Abstract: Para ajudar os empregadores do setor das tecnologias a superar o desafio da alta rotatividade, autores discutem o Employer Branding como estratégia para gerenciar a reputação como "ótimos lugares para trabalhar". Existe pouca orientação sobre os principais fatores que elegem uma empresa de Tecnologia (TI) em um dos principais empregadores de escolha. Assim, esse estudo objetiva investigar entre as empresas de TI consideradas “Best Workpalces™️” em Portugal, os fatores chaves para serem consideradas melhores marcas empregadoras. Utilizou-se o questionário desenvolvido e aplicado pelo Great Place to Work®️ que mede em uma escala de 1 a 5, o grau de importância dada as afirmações. O dataset utilizado possui 2.508 observações sob 42 variáveis de avaliação. Recorreu-se a Análise Fatorial, a fim de condensar a informação e criar novas variáveis (antes não observadas), e, posteriormente a Análise de Cluster, uma vez que as variáveis originais se mostraram ser altamente correlacionadas, desta forma, identificou-se segmentos homogéneos. O 1º refere-se à administração transparente e preocupada com o funcionário, o 2º refere-se à administração reconhecer o esforço extra e ser aberta a novas ideias e o 3º refere-se ao senso de justiça. De modo a ajustar a solução, recorreu-se à Root Mean Square Off-Diagonal Residuals. Portanto, sugere-se que empresas que atuam na área de TI estejam atentas ao tema da transparência, isto é, os respondentes valorizam quando a administração demonstra coerência entre as ações implementadas e as promessas feitas. Desejam que a gerência mostre interesse sincero pelas pessoas e o ambiente seja um lugar divertido.
To help technology industry with the challenge of high turnover rates, authors discuss Employer Branding as a strategy to manage organizations reputation as "great places to work.". This study aims to investigate the key factors that make a Technology (IT) company one of the top employers of choice. The survey developed and applied by Great Place to Work®️ (GPTW) measures, on a scale from 1 to 5, the degree of importance that employers given to each statement. The dataset has 2,508 observations under 42 evaluation variables. GPTW® Methodology eligible nine possible factors that have the greatest impact on employee experience. To understand the correlation between the variables was used Factor Analysis and later Cluster Analysis that resulted in the creation of new variables that was not observed before. The 1st refers to leadership actions with transparency and are concerned about the employees, the 2nd refers to the recognition by leaders about the extra effort and is open to new ideas and the 3rd refers to a sense of justice. To adjust the solution, we resorted to Root Mean Square Off-Diagonal Residuals In conclusion, the study suggests that companies operating in Information Technology must be aware of the issue of transparency, that is the most theme that respondents value. Management must demonstrate consistency between the actions implemented and the promises made. They also want management to show a sincere interest in people and for the environment to be a fun place.
Degree: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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