Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/23843
Author(s): Almeida, Catarina Isabel Fonseca de
Advisor: Neves, José Gonçalves das
Duarte, Ana Patrícia
Date: 14-Dec-2021
Title: Relação entre responsabilidade social das organizações e satisfação no trabalho: Papel mediador da perceção do equilíbrio trabalho-vida
Reference: Almeida, C. I. F. de. (2020). Relação entre responsabilidade social das organizações e satisfação no trabalho: Papel mediador da perceção do equilíbrio trabalho-vida [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23843
Keywords: Responsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibility
Satisfação no trabalho -- Job satisfaction
Equilíbrio trabalho-vida
Work-life balance
Abstract: No contexto atual de constantes mudanças sociais e organizacionais, a temática da responsabilidade social das organizações (RSO) tem vindo a ganhar cada vez mais importância. Cada vez mais, as organizações preocupam-se não só com o lucro, mas também com os seus trabalhadores e com a comunidade em que se inserem. Esta preocupação advém do facto de reconhecerem que as práticas de RSO têm impacto nos resultados organizacionais, que são, também, dependentes da satisfação no trabalho. Tendo isto em conta, o objetivo principal deste trabalho é compreender a relação entre as práticas de RSO e a satisfação no trabalho, percebendo, também, se esta relação é mediada pela perceção de equilíbrio trabalho-vida. Para investigar este modelo de investigação, realizou-se um inquérito online, com trabalhadores de diferentes áreas e com uma antiguidade de, pelo menos, três meses na atual entidade empregadora. Os resultados mostram que a perceção das práticas de RSO face aos trabalhadores tem influência positiva na satisfação no trabalho, sendo esta relação mediada pelo equilíbrio trabalho-vida na dimensão melhoria entre vida profissional e vida pessoal. Este estudo reforça a importância das práticas de RSO, nomeadamente das práticas que permitem um aumento do equilíbrio trabalho-vida.
In the current context of social and business changes, corporate social responsibility (CSR) has been gaining increasing importance. More and more, organizations care not only about profit, but also about their employees and the community in which they operate. This concern comes with the fact that they acknowledge that these practices have an impact on organizational outcomes, that are, also, dependent of job satisfaction. Considering this, the main objective of this work is to understand the relationship between perceived CSR and job satisfaction, understanding, also, if the work-life balance is mediating this relationship. To investigate this research model, an online survey was released to workers from different areas with, at least, three months of tenure in the current organization. The results show that perceived CSR towards employees had a positive effect on job satisfaction, being this relationship mediated by the perception of work-life balance in the dimension work-personal life enhancement. This study reinforces the importance of CSR practices, especially practices that allow an increment in work-life balance.
Degree: Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_catarina_fonseca_almeida.pdf646,09 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.