Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/23812
Author(s): Silva, Cláudia Filipa Ferreira Clara Mota da
Advisor: Ferreira, Mónica Montes Mendes Rocha
Carvalho, Joaquim Paulo Viegas Ferreira de
Date: 6-Dec-2021
Title: Parkaki: O teu lugar de estacionamento em Lisboa
Reference: Silva, C. F. F. C. M. da. (2021). Parkaki: O teu lugar de estacionamento em Lisboa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23812
Keywords: Aplicação móvel
Área de estacionamento -- Parking area
Lisboa
Mobile application
Lisbon
Abstract: A presente tese de mestrado constitui-se como um Plano de Negócios para a criação de uma aplicação móvel de reserva de estacionamento a operar na Área Metropolitana de Lisboa (AML). A ideia base em que assenta este projeto surge no âmbito das dificuldades de mobilidade sentidas diariamente na capital lisboeta – não só os transportes públicos não têm capacidade de dar resposta a todo o tipo de necessidades, como para quem utiliza viatura própria torna-se, inúmeras vezes, praticamente impossível encontrar um lugar de estacionamento na cidade. Assim, aliando este problema urbano à vontade de lançar um negócio em nome próprio, surge a Parkaki. Para a prossecução e implementação deste projeto foi realizada uma análise exaustiva da envolvente externa, bem como uma análise interna em que se identificam pontos fortes e fracos da empresa; e oportunidades e ameaças do mercado. Com base no conjunto das análises desenvolvidas foi desenhado o plano estratégico do negócio com recurso a um inquérito aos potenciais utilizadores e também à avaliação financeira que avalia a viabilidade económico-financeira da Parkaki.
The present master's thesis corresponds to a Business Plan for the creation of a mobile parking reservation application operating in the Metropolitan Area of Lisbon. The initial idea on which this project is based on arises in the context of the daily mobility difficulties experienced in Lisbon - not only does public transport not have the capacity to respond to all kinds of population needs, but for those who use their own vehicle, is practically impossible to find a parking space. Thus, combining this urban problem with the desire to launch a business in my own name, Parkaki appears. For the pursuit and implementation of this project, a thorough analysis of the external environment was carried out, as well as an internal analysis in which the company's strengths and weaknesses are identified, and market opportunities and threats. Based on the set of analyses developed, the business's strategic plan was designed using a survey of potential users and also a financial assessment that assesses Parkaki's economic and financial viability.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_claudia_mota_silva.pdf2,25 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.