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dc.contributor.authorFrança, T.-
dc.contributor.authorGodinho, F.-
dc.contributor.authorPadilla, B.-
dc.contributor.authorVicente, M.-
dc.contributor.authorAmâncio, L.-
dc.contributor.authorFernandes, A.-
dc.date.accessioned2021-12-16T16:58:55Z-
dc.date.available2021-12-16T16:58:55Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn0872-8380-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/23779-
dc.description.abstractAs desigualdades de género na academia neoliberal têm vindo a ser abordadas através de diferentes perspetivas: articulação entre vida privada, familiar e profissional ; divisão desigual do trabalho administrativo ; expectativas dissemelhantes em relação ao trabalho emocional ; assédio moral, entre outros. A pandemia exacerbou estas desigualdades, ao mesmo tempo que trouxe novos desafios para as docentes e investigadoras. A implementação do modelo de trabalho remoto nas instituições de ensino superior e científicas concomitante com a suspensão das aulas presenciais em creches e escolas, bem como com a interrupção dos serviços de apoios ao cuidado de pessoas adultas em situação de dependência, impôs novos contratempos para a articulação das exigências da vida pessoal, familiar e profissional para as mulheres. A partir de uma metodologia mista que engloba um inquérito online (n = 607), dois grupos focais com docentes, investigadores e investigadoras, e 17 entrevistas em profundidade com mulheres que exercem atividades de docência e de investigação, procurámos analisar de que forma, no contexto das instituições de ensino superior e científicas portuguesas, as mulheres experienciaram e negociaram a passagem para o trabalho remoto no que diz respeito às demandas de articulação entre vida privada, pessoal e profissional.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Nova de Lisboa-
dc.relationUIDB/03126/2020-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectDesigualdade de géneropor
dc.subjectCovid-19por
dc.subjectAcademiapor
dc.subjectArticulação entre vida familiarpor
dc.subjectPessoal e profissionalpor
dc.titleArticulações entre vida pessoal, familiar e profissional no contexto das instituições de ensino superior e científicas: A experiência de investigadoras e docentes durante a pandemia da Covid-19 em Portugalpor
dc.title.alternativeArticulation between personal, family and professional life in the context of higher education and scientific institutions: The experience of women researchers and professors during the Covid-19 pandemic in Portugalen
dc.typearticle-
dc.pagination43 - 52-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalFórum Sociológico-
dc.number39-
degois.publication.firstPage43-
degois.publication.lastPage52-
degois.publication.issue39-
degois.publication.titleArticulações entre vida pessoal, familiar e profissional no contexto das instituições de ensino superior e científicas: A experiência de investigadoras e docentes durante a pandemia da Covid-19 em Portugalpor
dc.date.updated2021-12-16T16:58:19Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.4000/sociologico.10100-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-84391-
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