Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/23779
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | França, T. | - |
dc.contributor.author | Godinho, F. | - |
dc.contributor.author | Padilla, B. | - |
dc.contributor.author | Vicente, M. | - |
dc.contributor.author | Amâncio, L. | - |
dc.contributor.author | Fernandes, A. | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T16:58:55Z | - |
dc.date.available | 2021-12-16T16:58:55Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.issn | 0872-8380 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/23779 | - |
dc.description.abstract | As desigualdades de género na academia neoliberal têm vindo a ser abordadas através de diferentes perspetivas: articulação entre vida privada, familiar e profissional ; divisão desigual do trabalho administrativo ; expectativas dissemelhantes em relação ao trabalho emocional ; assédio moral, entre outros. A pandemia exacerbou estas desigualdades, ao mesmo tempo que trouxe novos desafios para as docentes e investigadoras. A implementação do modelo de trabalho remoto nas instituições de ensino superior e científicas concomitante com a suspensão das aulas presenciais em creches e escolas, bem como com a interrupção dos serviços de apoios ao cuidado de pessoas adultas em situação de dependência, impôs novos contratempos para a articulação das exigências da vida pessoal, familiar e profissional para as mulheres. A partir de uma metodologia mista que engloba um inquérito online (n = 607), dois grupos focais com docentes, investigadores e investigadoras, e 17 entrevistas em profundidade com mulheres que exercem atividades de docência e de investigação, procurámos analisar de que forma, no contexto das instituições de ensino superior e científicas portuguesas, as mulheres experienciaram e negociaram a passagem para o trabalho remoto no que diz respeito às demandas de articulação entre vida privada, pessoal e profissional. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Nova de Lisboa | - |
dc.relation | UIDB/03126/2020 | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Desigualdade de género | por |
dc.subject | Covid-19 | por |
dc.subject | Academia | por |
dc.subject | Articulação entre vida familiar | por |
dc.subject | Pessoal e profissional | por |
dc.title | Articulações entre vida pessoal, familiar e profissional no contexto das instituições de ensino superior e científicas: A experiência de investigadoras e docentes durante a pandemia da Covid-19 em Portugal | por |
dc.title.alternative | Articulation between personal, family and professional life in the context of higher education and scientific institutions: The experience of women researchers and professors during the Covid-19 pandemic in Portugal | en |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 43 - 52 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Fórum Sociológico | - |
dc.number | 39 | - |
degois.publication.firstPage | 43 | - |
degois.publication.lastPage | 52 | - |
degois.publication.issue | 39 | - |
degois.publication.title | Articulações entre vida pessoal, familiar e profissional no contexto das instituições de ensino superior e científicas: A experiência de investigadoras e docentes durante a pandemia da Covid-19 em Portugal | por |
dc.date.updated | 2021-12-16T16:58:19Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.4000/sociologico.10100 | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-84391 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
article_84391.pdf | Versão Editora | 235,13 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.