Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/23778
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramos, M. | - |
dc.contributor.author | Morais, C. | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T16:46:35Z | - |
dc.date.available | 2021-12-16T16:46:35Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.issn | 1678-4634 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/23778 | - |
dc.description.abstract | O olhar sociológico sobre o plágio entre alunos do ensino superior nas últimas décadas tem produzido progressos teóricos e metodológicos que permitem problematizar e monitorizar esse antigo e persistente fenômeno, considerando seus contornos contemporâneos. Este artigo, resultante de um projeto de investigação, sistematiza alguns desses avanços por forma a analisar criticamente as percepções sobre várias formas de plágio entre estudantes no ano letivo de 2015/2016 numa instituição de ensino superior portuguesa, aferindo (des)continuidades entre vários ciclos de estudo e controlando o efeito das variáveis sexo, idade, área de estudos e conhecimento do código acadêmico em vigor nessa instituição. Os dados em análise resultam de uma inquirição por questionário e permitem verificar que as percepções dos estudantes sobre o que constitui plágio divergem, especialmente em relação a algumas formas de plagiar, ainda que ganhem acuidade ao longo do percurso acadêmico. Por outro lado, os estudantes dos diferentes ciclos destacam o papel do conhecimento e do acompanhamento dos professores na prevenção dessa prática antiética. O impacto positivo da socialização acadêmica nessas percepções atesta a importância de uma pedagogia voltada para a honestidade e para a escrita intertextual, clamada pelos próprios estudantes, mas frequentemente secundarizada nas políticas de prevenção e nos currículos acadêmicos das instituições de ensino superior. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade de São Paulo | - |
dc.relation | UIDB/03126/2020 | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Plágio | por |
dc.subject | Percepções | por |
dc.subject | Motivações | por |
dc.subject | Estudantes do ensino superior | por |
dc.title | As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | The multiple faces of plagiarism among higher education students: a case study | en |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Educação e Pesquisa | - |
dc.volume | 47 | - |
degois.publication.title | As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso | por |
dc.date.updated | 2021-12-16T16:45:52Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1678-4634202147231584 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-84360 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
article_84360.pdf | Versão Editora | 319,6 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.