Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23778
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, M.-
dc.contributor.authorMorais, C.-
dc.date.accessioned2021-12-16T16:46:35Z-
dc.date.available2021-12-16T16:46:35Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn1678-4634-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/23778-
dc.description.abstractO olhar sociológico sobre o plágio entre alunos do ensino superior nas últimas décadas tem produzido progressos teóricos e metodológicos que permitem problematizar e monitorizar esse antigo e persistente fenômeno, considerando seus contornos contemporâneos. Este artigo, resultante de um projeto de investigação, sistematiza alguns desses avanços por forma a analisar criticamente as percepções sobre várias formas de plágio entre estudantes no ano letivo de 2015/2016 numa instituição de ensino superior portuguesa, aferindo (des)continuidades entre vários ciclos de estudo e controlando o efeito das variáveis sexo, idade, área de estudos e conhecimento do código acadêmico em vigor nessa instituição. Os dados em análise resultam de uma inquirição por questionário e permitem verificar que as percepções dos estudantes sobre o que constitui plágio divergem, especialmente em relação a algumas formas de plagiar, ainda que ganhem acuidade ao longo do percurso acadêmico. Por outro lado, os estudantes dos diferentes ciclos destacam o papel do conhecimento e do acompanhamento dos professores na prevenção dessa prática antiética. O impacto positivo da socialização acadêmica nessas percepções atesta a importância de uma pedagogia voltada para a honestidade e para a escrita intertextual, clamada pelos próprios estudantes, mas frequentemente secundarizada nas políticas de prevenção e nos currículos acadêmicos das instituições de ensino superior.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de São Paulo-
dc.relationUIDB/03126/2020-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectPlágiopor
dc.subjectPercepçõespor
dc.subjectMotivaçõespor
dc.subjectEstudantes do ensino superiorpor
dc.titleAs várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de casopor
dc.title.alternativeThe multiple faces of plagiarism among higher education students: a case studyen
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalEducação e Pesquisa-
dc.volume47-
degois.publication.titleAs várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de casopor
dc.date.updated2021-12-16T16:45:52Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.1590/S1678-4634202147231584-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-84360-
Aparece nas coleções:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_84360.pdfVersão Editora319,6 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.