Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23772
Autoria: Valente, Carolina
Orientação: Mateus, Sandra
Data: 29-Nov-2021
Título próprio: Inclusão escolar: As práticas e perspetivas dos professores do 1º ciclo
Referência bibliográfica: Valente, C. (2021). Inclusão escolar: As práticas e perspetivas dos professores do 1º ciclo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23772
Palavras-chave: Inclusão escolar
Docente -- Teacher
Educação
Crianças
School inclusion
Education
Children
Resumo: O presente trabalho de investigação abordou o tema da inclusão escolar, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 54/2018 e como é encarado pelos docentes, tendo em conta as suas perspetivas e práticas. A pergunta de partida foi quais são as práticas e perspetivas dos professores do 1º ciclo sobre a inclusão escolar na sala de aula e como se transformaram com o Decreto-Lei n.º 54/2018. O objetivo principal foi compreender o que mudou nas perspetivas e práticas dos professores do 1º ciclo com a implementação do Decreto-Lei n.º 54/2018. Foi aplicado um inquérito por questionário aberto, qualitativo, online aos docentes do 1ºciclo dos agrupamentos das escolas do concelho de Sintra. Conclui-se que os docentes demonstram uma perspetiva a favor da inclusão escolar e que desenvolvem práticas a fim de dar resposta à mesma. Mas ainda demonstram algumas reticências em relação à implementação do Decreto-Lei n.º 54/2018 nas escolas.
This research work addressed the theme of school inclusion, namely Decree-Law n.º 54/2018 and how it is viewed by teachers, taking into account their perspectives and practices. The starting question was what are the practices and perspectives of 1st cycle teachers on school inclusion in the classroom and how have they been transformed with Decree-Law n.º 54/2018. The main objective was to understand what has changed in the perspectives and practices of 1st cycle teachers with the implementation of Decree-Law n.º 54/2018. An open, qualitative, online questionnaire survey was applied to teachers of the 1st cycle of schools in the municipality of Sintra. It is concluded that teachers demonstrate a perspective in favor of school inclusion and that they develop practices in order to respond to it. But the teachers still show some reticence regarding the implementation of Decree-Law n.º 54/2018 in schools.
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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