Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/23760
Author(s): Sá, Isabel Nóbrega
Advisor: Neves, José Soares da Silva
Date: 9-Dec-2021
Title: Comunicação estratégica aplicada ao folclore: O Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha
Reference: Sá, I. N. (2021). Comunicação estratégica aplicada ao folclore: O Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23760
Keywords: Comunicação estratégica -- Strategic communication
Folclore
Tradições
Gerações futuras
Globalização
Folklore
Traditions
Future generations
Globalizations
Abstract: Serve a presente investigação para, perante a preocupação com a preservação e transmissão do folclore às gerações futuras, procurar-se impulsionar o início de um processo de comunicação estratégica no Folclore, através de uma adaptação da comunicação aos dias de hoje. Assim, e num mundo que está em constante atualização, a comunicação torna-se algo imperativo para a transmissão de saberes às gerações futuras, sem que nada seja alterado, mantendo assim a sua autenticidade, preservando-a, mas adaptando ao novo mundo globalizado e onde reinam os novos media. Desta forma, a investigação debruça-se sobre as formas de comunicação que potenciam a preservação e transmissão às gerações vindouras. Em vista, está a observação do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha, como objeto de estudo que apresenta um modelo de comunicação muito assente no contacto físico e em cima de palco. Ao mesmo tempo, percebe-se que a comunicação digital é cada vez mais uma aposta e que desta forma o alcance poderá ser muito maior, conseguindo uma comunicação bidirecional, não só para o público-alvo, mas também para outros que são considerados potenciais espetadores, e que na ótica do Folclore, poderão vir a ser elementos, constituindo assim as próximas linhagens de elementos do Grupo Folclórico em questão. Assim, esta dissertação procura abrir discussões sobre a comunicação no folclore, com foco na divulgação de tradições entre as comunidades e principalmente nos mais jovens que são os responsáveis pela continuação de um legado.
This investigation aims, given the concern with the preservation and transmission of folklore to future generations, to boost the start of a strategic communication strategy regarding folklore through an adaptation of the strategy to the modern communication landscape. Thus, in a world in constant update, communication becomes imperative to the transmission of knowledge to future generations, maintaining its authenticity without changing anything, preserving it but also adapting it to the new globalized world where the new media rule. The investigation focuses on the forms of communication potentiating the preservation and transmission to the next generations. Under observation is the Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha, the object of study, whose communication model is based on direct, physical and performative contact. At the same time, the reach and reliance on digital communication is, noticeably, a greater bet in today's world, achieving a two-way communication, not only for the target audience but also for others that are seen as potential spectators, and, from the group's perspective, may come to be new elements, thus constituting the next line-ups of the group. This dissertation contributes to the discussion of the subject of folklore and communication, with special attention on dissemination of these traditions to the young people and individuals who are responsible for the continuation of a legacy.
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_isabel_nobrega_sa.pdf665,62 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.