Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23727
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamalho, Nelson Jorge Campos-
dc.contributor.authorXinyi Zhang-
dc.date.accessioned2021-12-14T15:08:42Z-
dc.date.available2021-12-14T15:08:42Z-
dc.date.issued2021-11-25-
dc.date.submitted2021-09-
dc.identifier.citationZhang, X. (2021). Entrepreneurial leadership to foster innovative output via psychological empowerment: Role modeling is not enough [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23727pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/23727-
dc.description.abstractThis thesis discussed the mediator role of psychological empowerment (PSE) between the relationship of entrepreneurial leadership (EL) and innovative output, comprehending the facilitating role of leaders’ creativity encouragement. This model was inspired by Kaizen and quality management philosophy as well as Bandura’s social learning theory. Using a snow-ball sampling technique, this research collected data from a questionnaire from 271 employees working in companies around China. Findings show EL fosters innovative output via PSE, and also, that creativity encouragement only interacts in this indirect effect. PSE is a powerful intermediate variable, especially when it is reinforced by leadership creativity encouragement. Both seem to be needed to turn entrepreneurial leadership into innovative output.por
dc.description.abstractEsta tese discutiu o papel mediador do empoderamento psicológico (PSE) na relação entre a liderança empreendedora (LE) e a inovação, compreendendo o papel facilitador do encorajamento da criatividade por parte dos líderes. Este modelo foi inspirado no Kaizen e na filosofia de gestão da qualidade, bem como na teoria da aprendizagem social de Bandura. Utilizando uma técnica de amostragem de bola de neve, esta investigação recolheu dados, via questionário, de 271 empregados que trabalhavam em empresas de toda a China. Os resultados mostram que a LE promove a inovação via PSE, e também, que o encorajamento da criatividade só interage neste efeito indireto. A PSE é uma variável mediadora poderosa, especialmente quando é reforçada pelo encorajamento da criatividade por parte da liderança. Ambas parecem ser necessárias para transformar a liderança empresarial em inovação.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEntrepreneurial leadershippor
dc.subjectPsychological empowermentpor
dc.subjectCreativity encouragementpor
dc.subjectInnovationpor
dc.subjectChinese enterprisespor
dc.subjectLiderança empreendedorapor
dc.subjectCapacitação psicológicapor
dc.subjectEncorajamento da criatividadepor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectEmpresas chinesaspor
dc.titleEntrepreneurial leadership to foster innovative output via psychological empowerment: Role modeling is not enoughpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202810755por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacionalpor
dc.subject.jelL21-
dc.subject.jelM12-
dc.subject.jelM13-
dc.subject.jel1L Industrial organization-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_xinyi_zhang.pdf708,05 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.