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dc.contributor.authorOliveira, A.-
dc.contributor.authorMauritti, R-
dc.contributor.authorPereira, E. R.-
dc.date.accessioned2021-12-03T14:28:54Z-
dc.date.available2021-12-03T14:28:54Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn2184-8513-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/23632-
dc.description.abstractNo intuito de contribuirem para o desenvolvimento social e para a diminuição das desigualdades, as instituições públicas de ensino superior, têm empreendido ações que visam à inclusão de estudantes historicamente excluídos deste nível de ensino. A despeito das recentes políticas de democratização do acesso, como aquelas decorrentes da Lei de Cotas, no Brasil (Domingues, 2005; Heringer e Honorato, 2014; Oliveira e Magalhães, 2014), e das regulamentações dos Concursos Especiais para Acesso e Ingresso no Ensino Superior, em Portugal (Amaral e Tavares, 2015; Heitor e Horta, 2015; Silva e Serrano, 2015; Almeida et al 2003; Mauritti, 2002; Martins, Mauritti e Costa, 2005 e 2008), a efetiva integração dos estudantes adultos “não tradicionais” tem sido lenta e ainda pouco impactante na reconfiguração do perfil do corpo estudantil no subsistema público universitário. Esta investigação, de caráter quantitativo, suportada em dados de registros administrativos (DGEEC e INEP), observará a experiência em Portugal (M23) e o ingresso de estudantes com tal perfil de faixa etária na UFRJ (Brasil), tendo em vista que apesar de não haver uma política nesse sentido no Brasil, é importante iniciar uma discussão sobre o desenvolvimento de ações institucionais no acesso deste perfil de estudante nos cursos de 1º ciclo (licenciatura/graduação).por
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa-
dc.relationUIDB/03126/2020-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectDemocratizaçãopor
dc.subjectAcessopor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectDiversificação estudantilpor
dc.subjectQualificação de adultospor
dc.titlePolíticas de democratização do acesso e diversificação do perfil de estudantes no ensino superior: experiências de Portugal e Brasilpor
dc.title.alternativePolicies for democratization access and diversification the profile of students in Higher Education: experiences from Portugal and Brazilen
dc.typearticle-
dc.pagination82 - 101-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalRevista FORGES-
dc.volume7-
dc.number1-
degois.publication.firstPage82-
degois.publication.lastPage101-
degois.publication.issue1-
degois.publication.titlePolíticas de democratização do acesso e diversificação do perfil de estudantes no ensino superior: experiências de Portugal e Brasilpor
dc.date.updated2021-12-03T14:28:21Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-83761-
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