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http://hdl.handle.net/10071/23632
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, A. | - |
dc.contributor.author | Mauritti, R | - |
dc.contributor.author | Pereira, E. R. | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-03T14:28:54Z | - |
dc.date.available | 2021-12-03T14:28:54Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.issn | 2184-8513 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/23632 | - |
dc.description.abstract | No intuito de contribuirem para o desenvolvimento social e para a diminuição das desigualdades, as instituições públicas de ensino superior, têm empreendido ações que visam à inclusão de estudantes historicamente excluídos deste nível de ensino. A despeito das recentes políticas de democratização do acesso, como aquelas decorrentes da Lei de Cotas, no Brasil (Domingues, 2005; Heringer e Honorato, 2014; Oliveira e Magalhães, 2014), e das regulamentações dos Concursos Especiais para Acesso e Ingresso no Ensino Superior, em Portugal (Amaral e Tavares, 2015; Heitor e Horta, 2015; Silva e Serrano, 2015; Almeida et al 2003; Mauritti, 2002; Martins, Mauritti e Costa, 2005 e 2008), a efetiva integração dos estudantes adultos “não tradicionais” tem sido lenta e ainda pouco impactante na reconfiguração do perfil do corpo estudantil no subsistema público universitário. Esta investigação, de caráter quantitativo, suportada em dados de registros administrativos (DGEEC e INEP), observará a experiência em Portugal (M23) e o ingresso de estudantes com tal perfil de faixa etária na UFRJ (Brasil), tendo em vista que apesar de não haver uma política nesse sentido no Brasil, é importante iniciar uma discussão sobre o desenvolvimento de ações institucionais no acesso deste perfil de estudante nos cursos de 1º ciclo (licenciatura/graduação). | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa | - |
dc.relation | UIDB/03126/2020 | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Democratização | por |
dc.subject | Acesso | por |
dc.subject | Universidade | por |
dc.subject | Diversificação estudantil | por |
dc.subject | Qualificação de adultos | por |
dc.title | Políticas de democratização do acesso e diversificação do perfil de estudantes no ensino superior: experiências de Portugal e Brasil | por |
dc.title.alternative | Policies for democratization access and diversification the profile of students in Higher Education: experiences from Portugal and Brazil | en |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 82 - 101 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Revista FORGES | - |
dc.volume | 7 | - |
dc.number | 1 | - |
degois.publication.firstPage | 82 | - |
degois.publication.lastPage | 101 | - |
degois.publication.issue | 1 | - |
degois.publication.title | Políticas de democratização do acesso e diversificação do perfil de estudantes no ensino superior: experiências de Portugal e Brasil | por |
dc.date.updated | 2021-12-03T14:28:21Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-83761 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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article_83761.pdf | Versão Editora | 593,83 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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