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dc.contributor.authorCorreia, J. D.-
dc.contributor.authorHenriques, S.-
dc.contributor.authorDias-Trindade, S.-
dc.date.accessioned2021-11-26T14:25:31Z-
dc.date.available2021-11-26T14:25:31Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn0872-7643-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/23591-
dc.description.abstractApesar de não ser recente a discussão sobre a importância do uso de tecnologias digitais na educação, sobretudo por ser já vastamente reconhecida a sua importância no desenvolvimento de competências transversais e na preparação dos estudantes para as necessidades atuais da sociedade, a pandemia COVID-19 veio demonstrar a importância do digital para a educação. Esta questão foi potenciada pelo total encerramento das escolas que, de acordo com a UNESCO (s.d.), chegou a afetar, em abril de 2020, mais de 90% da população estudantil do mundo. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica e secundária portuguesa, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos/as professores/as e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário, entre abril e agosto de 2020, respondido por 139 professores/as do ensino básico e secundário, mostram como os/as professores/as foram obrigados/as a modificar o seu trabalho pedagógico, os desafios inerentes, as reflexões críticas associadas ao processo e as oportunidades que se apresentam tendo em vista uma educação que faça uso da tecnologia digital para promover ecossistemas educativos de qualidade.por
dc.language.isopor-
dc.publisherCentro de Investigação e Intervenção Educativas, Universidade do Porto-
dc.relationUIDB/03126/2020-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação básica e secundáriapor
dc.subjectEnsino remoto emergencialpor
dc.subjectCOVID-19por
dc.subjectCompetência digital docentepor
dc.titleTransitar para um ensino remoto emergencial: perceções de professores/as portugueses/as do ensino básico e secundário sobre o uso de tecnologias digitaispor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalEducação, Sociedade e Culturas-
dc.number59-
degois.publication.issue59-
degois.publication.titleTransitar para um ensino remoto emergencial: perceções de professores/as portugueses/as do ensino básico e secundário sobre o uso de tecnologias digitaispor
dc.date.updated2021-11-26T14:24:40Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.24840/esc.vi59.337-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-82862-
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