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http://hdl.handle.net/10071/23591
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Correia, J. D. | - |
dc.contributor.author | Henriques, S. | - |
dc.contributor.author | Dias-Trindade, S. | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-26T14:25:31Z | - |
dc.date.available | 2021-11-26T14:25:31Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.issn | 0872-7643 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/23591 | - |
dc.description.abstract | Apesar de não ser recente a discussão sobre a importância do uso de tecnologias digitais na educação, sobretudo por ser já vastamente reconhecida a sua importância no desenvolvimento de competências transversais e na preparação dos estudantes para as necessidades atuais da sociedade, a pandemia COVID-19 veio demonstrar a importância do digital para a educação. Esta questão foi potenciada pelo total encerramento das escolas que, de acordo com a UNESCO (s.d.), chegou a afetar, em abril de 2020, mais de 90% da população estudantil do mundo. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica e secundária portuguesa, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos/as professores/as e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário, entre abril e agosto de 2020, respondido por 139 professores/as do ensino básico e secundário, mostram como os/as professores/as foram obrigados/as a modificar o seu trabalho pedagógico, os desafios inerentes, as reflexões críticas associadas ao processo e as oportunidades que se apresentam tendo em vista uma educação que faça uso da tecnologia digital para promover ecossistemas educativos de qualidade. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Universidade do Porto | - |
dc.relation | UIDB/03126/2020 | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Educação básica e secundária | por |
dc.subject | Ensino remoto emergencial | por |
dc.subject | COVID-19 | por |
dc.subject | Competência digital docente | por |
dc.title | Transitar para um ensino remoto emergencial: perceções de professores/as portugueses/as do ensino básico e secundário sobre o uso de tecnologias digitais | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Educação, Sociedade e Culturas | - |
dc.number | 59 | - |
degois.publication.issue | 59 | - |
degois.publication.title | Transitar para um ensino remoto emergencial: perceções de professores/as portugueses/as do ensino básico e secundário sobre o uso de tecnologias digitais | por |
dc.date.updated | 2021-11-26T14:24:40Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.24840/esc.vi59.337 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-82862 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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