Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23461
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Ana Maria Dias Simões da Costa-
dc.contributor.authorLopes, Ana Rita-
dc.date.accessioned2021-11-03T19:32:05Z-
dc.date.available2021-11-03T19:32:05Z-
dc.date.issued2021-09-27-
dc.date.submitted2021-06-
dc.identifier.citationLopes, A. R. (2021). Construção de um Balanced Scorecard para uma pequena e média empresa: intervenção na By-Lodi [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23461pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/23461-
dc.description.abstractAs empresas vivem atualmente num mundo cada vez mais competitivo e, como tal, sobressaírem umas das outras é uma tarefa cada vez mais difícil. Para que se possam destacar é essencial que tenham pleno conhecimento daquilo que têm e do que são capazes de fazer para atingirem um bom desempenho. Neste sentido, o controlo de gestão e mais concretamente o Balanced Scorecard tem emergido como uma ferramenta de gestão que tem auxiliado as empresas na definição e monitorização da sua estratégia. Esta ferramenta tem sido utilizada essencialmente por grandes empresas e têm sido demonstrados resultados muito positivos em que as empresas apresentam elevados casos de sucesso. Assim, neste projeto foi desenvolvido um BSC para a organização e outro para o negócio de uma PME francesa, que atua no setor da construção civil e obras públicas. Em suma, foi possível verificar a viabilidade do BSC para a PME, desde que este seja devidamente adaptado à realidade da empresa e simplificado de acordo com as necessidades da mesma. É ainda esperado que o BSC clarifique a estratégia, melhore o processo de decisão, a definição dos objetivos, que ajude na implementação da estratégia e na melhoria da performance da empresa. Assim, para que o BSC possa ser aplicado a uma PME é necessário que sejam definidos objetivos e iniciativas estratégicos simplificados de forma que seja de fácil interpretação para os colaboradores e que ao mesmo tempo os auxilie na consecução da estratégia e, posteriormente, no sucesso da empresa.por
dc.description.abstractCompanies currently live in an increasingly competitive world and, as such, standing out from each other is an increasingly difficult task. For them to stand out, it is essential that they have full knowledge of what they have and what they can do to achieve good performance. In this sense, management control, and more specifically the Balanced Scorecard, has emerged as a management tool that has helped companies define and monitor their strategy. This tool has been used essentially by large companies and very positive results have been shown in which companies have high success stories. Thus, in this project, a BSC was developed for the organization and another for the business of a french SME, which operates in the civil construction and public works sector. In short, it was possible to verify the viability of the BSC for the SME, if it is properly adapted to the company's reality and simplified according to its needs. It is also expected that the BSC will clarify the strategy, improve the decision process, the definition of objectives, which will help in implementing the strategy and improving the company's performance. Thus, for the BSC to be applied to an SME, it is necessary to define simplified strategic objectives and initiatives in a way that is easy to interpret for employees and at the same time assists them in achieving the strategy and, subsequently, in the success of the company.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBalanced Scorecardpor
dc.subjectPequenas e médiase empresaspor
dc.subjectEstratégiapor
dc.subjectConstrução civil e obras públicaspor
dc.subjectMicroempresaspor
dc.subjectFrançapor
dc.subjectSmall and medium-sized enterprisespor
dc.subjectStrategy, construction and public workspor
dc.subjectMicro enterprisepor
dc.subjectFrancepor
dc.titleConstrução de um Balanced Scorecard para uma pequena e média empresa: intervenção na By-Lodipor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202780139por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.subject.jelM10-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ana_rita_lopes.pdf2,72 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.