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http://hdl.handle.net/10071/23416
Autoria: | Barrocas, Sofia Maria Escudeiro de Sousa |
Orientação: | Marques, Sibila Pereira, Patrícia |
Data: | 22-Jul-2021 |
Título próprio: | Serei compreendido?: tomada de perspetiva, idadismo e relações de qualidade em contextos de saúde |
Referência bibliográfica: | Barrocas, S. M. E. de S. (2021). Serei compreendido?: tomada de perspetiva, idadismo e relações de qualidade em contextos de saúde [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23416 |
Palavras-chave: | Profissionais de saúde Tomada de perspetiva Empatia Abordagem centrada no paciente Idadismo (estereótipos) Comunicação |
Resumo: | A forma como os profissionais de saúde se relacionam com os pacientes tem um grande impacto
na saúde e no bem-estar dos pacientes. O presente estudo experimental teve por objetivo
perceber o impacto da estratégia tomada de perspetiva nas atitudes dos profissionais de saúde
para com os pacientes nas variáveis empatia, abordagem centrada no paciente e no idadismo e
saber se existe diferença entre as duas manipulações, tomar a perspetiva da pessoa idosa e tomar
a perspetiva da pessoa jovem. Os participantes (N = 183) foram estudantes de enfermagem com
idade média de 19 anos (DP = 60.22) e maioritariamente do sexo feminino (91.8%). Estes foram
aleatoriamente distribuídos por quatro condições, duas experimentais (tomada de perspetiva da
pessoa jovem e tomada de perspetiva da pessoa idosa) onde receberam instruções para fazer um
exercício escrito de tomada perspetiva e por duas de controlo, com instruções para fazer um
exercício neutro ou sem qualquer exercício. No presente estudo foi medido o efeito da tomada
de perspetiva na empatia, abordagem centrada no paciente e no idadismo. Os resultados
mostraram efeitos da tomada de perspetiva numa das subdimensões da empatia revelando que
os participantes que assumiram a perspetiva da pessoa jovem revelaram maior empatia do que
os participantes nas outras condições. Para mais, verificou-se ainda um padrão de idadismo
benevolente sendo que os participantes classificaram de forma significativa as pessoas idosas
como sendo mais afetuosas do que competentes.
Estes resultados são discutidos à luz das suas implicações para a comunicação entre os
profissionais e as pessoas de diferentes idades em contextos de saúde. The way health professionals relate to patients has a major impact on the health and well-being of patients. The present experimental study aimed to understand the impact of the strategy perspective-taking on the attitudes of health professionals towards patients in the variables empathy, patient-centered approach and ageism and explore potential differences between two manipulations (taking the perspective of a younger or of an older person). The participants (N = 183) were nursing students with a mean age of 19 years old (SD = 60.22) and mostly female (91.8%). These were randomly distributed by four conditions, two experimental conditions (taking the perspective of a younger or of an older person) where they were instructed to do a written exercise of perspective taking and by two control conditions, with instructions to do a neutral exercise or without any exercise. In the present study, the effect of perspective-taking on empathy, patient-centered approach and ageism were measured. The results showed effects of perspective taking on one of the subdimensions of empathy, revealing that participants who took the perspective of younger people showed greater empathy than participants in the other conditions. Furthermore, there was also a pattern of benevolent ageism, with participants significantly classifying older people as being more affectionate than competent. These results are discussed in the light of their implications for communication between professionals and people of different ages in health contexts. |
Designação do grau: | Mestrado em Psicologia Social da Saúde |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_sofia_sousa_barrocas.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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