Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23240
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCapucha, L.-
dc.contributor.authorAlves, E.-
dc.contributor.editorAlves, M. G., Torres, L. L., Dionísio, B., e Abrantes, P.-
dc.date.accessioned2021-09-28T14:14:46Z-
dc.date.available2021-09-28T14:14:46Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.isbn978-989-678-412-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/23240-
dc.description.abstractApresente comunicação, realizada no âmbito da I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - Políticas Educativas na Europa do Sul, resulta da revisão e elaboração da Carta Educativa do concelho de Vila Franca de Xira, pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL) após procedimento de consulta prévia para o efeito. A mesma abordou um conjunto de questões reveladoras da importância da Sociologia para o planeamento em educação, em particular no campo da elaboração das Cartas Educativas. Seguindo a comunicação realizada e aprofundando alguns aspetos, procede-se, em primeiro lugar, a uma breve abordagem das Cartas Educativas no quadro da organização do sistema educativo e a algumas tendências das políticas educativas em Portugal nos últimos anos. Em seguida, apresentam-se os objetivos e conteúdos obrigatórios das Cartas Educativas, conforme estabelecidos no Decreto-Lei nº 7/2003, de 15 de janeiro, enunciando os principais desafios e potencialidades deste tipo de projetos concelhios de planeamento da educação. Por fim, aborda-se a importância e o papel da sociologia aplicada à elaboração das Cartas Educativas, a partir da experiência concreta de Vila Franca de Xira.por
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Portuguesa de Sociologia (APS)-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.titleContributos da sociologia para o planeamento em educação: O caso da Carta Educativa de Vila Franca de Xirapor
dc.typeconferenceObject-
dc.event.titleIª Conferencia Ibérica de Sociología de la Educación - La educación en la Europa del Sur. Constricciones y desafíos en tiempos inciertos-
dc.event.typeConferênciapt
dc.event.locationLisboapor
dc.event.date2015-
dc.pagination535 - 547-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalIª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - A educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos-
degois.publication.firstPage535-
degois.publication.lastPage547-
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleContributos da sociologia para o planeamento em educação: O caso da Carta Educativa de Vila Franca de Xirapor
dc.date.updated2021-09-28T15:13:33Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-43843-
Aparece nas coleções:CIES-CRI - Comunicações a conferências internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
conferenceobject_43843.pdfVersão Editora398,25 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.