Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/23240
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Capucha, L. | - |
dc.contributor.author | Alves, E. | - |
dc.contributor.editor | Alves, M. G., Torres, L. L., Dionísio, B., e Abrantes, P. | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-28T14:14:46Z | - |
dc.date.available | 2021-09-28T14:14:46Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-678-412-6 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/23240 | - |
dc.description.abstract | Apresente comunicação, realizada no âmbito da I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - Políticas Educativas na Europa do Sul, resulta da revisão e elaboração da Carta Educativa do concelho de Vila Franca de Xira, pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL) após procedimento de consulta prévia para o efeito. A mesma abordou um conjunto de questões reveladoras da importância da Sociologia para o planeamento em educação, em particular no campo da elaboração das Cartas Educativas. Seguindo a comunicação realizada e aprofundando alguns aspetos, procede-se, em primeiro lugar, a uma breve abordagem das Cartas Educativas no quadro da organização do sistema educativo e a algumas tendências das políticas educativas em Portugal nos últimos anos. Em seguida, apresentam-se os objetivos e conteúdos obrigatórios das Cartas Educativas, conforme estabelecidos no Decreto-Lei nº 7/2003, de 15 de janeiro, enunciando os principais desafios e potencialidades deste tipo de projetos concelhios de planeamento da educação. Por fim, aborda-se a importância e o papel da sociologia aplicada à elaboração das Cartas Educativas, a partir da experiência concreta de Vila Franca de Xira. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Sociologia (APS) | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.title | Contributos da sociologia para o planeamento em educação: O caso da Carta Educativa de Vila Franca de Xira | por |
dc.type | conferenceObject | - |
dc.event.title | Iª Conferencia Ibérica de Sociología de la Educación - La educación en la Europa del Sur. Constricciones y desafíos en tiempos inciertos | - |
dc.event.type | Conferência | pt |
dc.event.location | Lisboa | por |
dc.event.date | 2015 | - |
dc.pagination | 535 - 547 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - A educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos | - |
degois.publication.firstPage | 535 | - |
degois.publication.lastPage | 547 | - |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Contributos da sociologia para o planeamento em educação: O caso da Carta Educativa de Vila Franca de Xira | por |
dc.date.updated | 2021-09-28T15:13:33Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-43843 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
conferenceobject_43843.pdf | Versão Editora | 398,25 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.