Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/23112
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Seabra, F. | - |
dc.contributor.author | Mouraz, A. | - |
dc.contributor.author | Henriques, S.; Henriques, Susana | - |
dc.contributor.author | Abelha, M. | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T15:20:22Z | - |
dc.date.available | 2021-09-09T15:20:22Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.issn | 1068-2341 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/23112 | - |
dc.description.abstract | A Avaliação Externa das Escolas (AEE) tem sido reconhecida, em Portugal, como um importante mecanismo de produção de mudanças nas escolas do ensino não superior, muito embora essas mudanças nem sempre pareçam atingir o cerne da ação educativa – a sala de aula. Atualmente no seu terceiro ciclo de implementação, a AEE privilegia o foco nos processos, concretamente nos processos de ensino. Tal justifica que prestemos um olhar atento à forma como processos orientados para a melhoria da prática letiva, como é o caso da supervisão pedagógica, são conceptualizados nos referenciais que orientam a AEE e nos relatórios que dela resultam. O estudo realizado baseou-se na análise documental dos referenciais dos 3 ciclos de AEE, dos relatórios do 3.º ciclo de AEE e, quando possível, e de forma complementar, de relatórios das mesmas escolas avaliadas em ciclos anteriores, numa lógica diacrónica. O corpus documental foi sujeito a análise de conteúdo. Os resultados salientam a presença de referências à supervisão desde o 1º ciclo de AEE, e uma tendência, sobretudo nos relatórios do 3.º ciclo, para valorizar uma supervisão pedagógica de matriz colaborativa, bem como para considerar que essa prática ainda não está completamente implementada nas escolas. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Arizona State University | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Avaliação Institucional | por |
dc.subject | Supervisão pedagógica | por |
dc.subject | Avaliação Externa das Escolas | por |
dc.subject | Colaboração entre professores | por |
dc.subject | Melhoria educacional | por |
dc.title | A supervisão pedagógica na política e na prática educativa: O olhar da avaliação externa das escolas em Portugal | por |
dc.title.alternative | Teacher supervision in educational policy and practice: Perspectives from the external evaluation of schools in Portugal | en |
dc.title.alternative | Supervisión pedagógica en la política y en la práctica educativa: La mirada de la evaluación externa de escuelas en Portugal | es |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Education Policy Analysis Archives | - |
dc.volume | 29 | - |
dc.number | 106 | - |
degois.publication.issue | 106 | - |
degois.publication.title | A supervisão pedagógica na política e na prática educativa: O olhar da avaliação externa das escolas em Portugal | por |
dc.date.updated | 2021-09-09T16:19:55Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.14507/epaa.29.6486 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-82925 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
article_82925.pdf | Versão Editora | 577,72 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.