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dc.contributor.authorSeabra, F.-
dc.contributor.authorMouraz, A.-
dc.contributor.authorHenriques, S.; Henriques, Susana-
dc.contributor.authorAbelha, M.-
dc.date.accessioned2021-09-09T15:20:22Z-
dc.date.available2021-09-09T15:20:22Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn1068-2341-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/23112-
dc.description.abstractA Avaliação Externa das Escolas (AEE) tem sido reconhecida, em Portugal, como um importante mecanismo de produção de mudanças nas escolas do ensino não superior, muito embora essas mudanças nem sempre pareçam atingir o cerne da ação educativa – a sala de aula. Atualmente no seu terceiro ciclo de implementação, a AEE privilegia o foco nos processos, concretamente nos processos de ensino. Tal justifica que prestemos um olhar atento à forma como processos orientados para a melhoria da prática letiva, como é o caso da supervisão pedagógica, são conceptualizados nos referenciais que orientam a AEE e nos relatórios que dela resultam. O estudo realizado baseou-se na análise documental dos referenciais dos 3 ciclos de AEE, dos relatórios do 3.º ciclo de AEE e, quando possível, e de forma complementar, de relatórios das mesmas escolas avaliadas em ciclos anteriores, numa lógica diacrónica. O corpus documental foi sujeito a análise de conteúdo. Os resultados salientam a presença de referências à supervisão desde o 1º ciclo de AEE, e uma tendência, sobretudo nos relatórios do 3.º ciclo, para valorizar uma supervisão pedagógica de matriz colaborativa, bem como para considerar que essa prática ainda não está completamente implementada nas escolas.por
dc.language.isopor-
dc.publisherArizona State University-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAvaliação Institucionalpor
dc.subjectSupervisão pedagógicapor
dc.subjectAvaliação Externa das Escolaspor
dc.subjectColaboração entre professorespor
dc.subjectMelhoria educacionalpor
dc.titleA supervisão pedagógica na política e na prática educativa: O olhar da avaliação externa das escolas em Portugalpor
dc.title.alternativeTeacher supervision in educational policy and practice: Perspectives from the external evaluation of schools in Portugalen
dc.title.alternativeSupervisión pedagógica en la política y en la práctica educativa: La mirada de la evaluación externa de escuelas en Portugales
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalEducation Policy Analysis Archives-
dc.volume29-
dc.number106-
degois.publication.issue106-
degois.publication.titleA supervisão pedagógica na política e na prática educativa: O olhar da avaliação externa das escolas em Portugalpor
dc.date.updated2021-09-09T16:19:55Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.14507/epaa.29.6486-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-82925-
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