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dc.contributor.authorCaetano, P.-
dc.contributor.authorMendes, M. M.-
dc.contributor.authorMagano, O.-
dc.date.accessioned2021-09-09T13:56:28Z-
dc.date.available2021-09-09T13:56:28Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn1809-2667-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/23107-
dc.description.abstractNo quadro europeu de uma aposta estratégica em sociedades cada vez mais escolarizadas e inclusivas, o desafio da presença de diferentes culturas nas escolas requer a implementação de políticas que promovam a não discriminação. No entanto, os ciganos Portugueses constituem-se ainda como um grupo cultural e étnico aparentemente imune aos objetivos destas políticas, em virtude do enorme preconceito social e histórico que impende sobre os seus membros. Neste sentido, foi realizada uma investigação visando colocar à prova um conjunto de possibilidades relativas à melhor forma de acolher estudantes ciganos na escola pública. Foram inquiridos 700 alunos não ciganos de 3 escolas do ensino médio da Grande Lisboa. Seguindo a perspetiva de uma sociologia eminentemente compreensiva, foi mobilizado um questionário baseado em cenários com o objetivo de captar junto dos estudantes não ciganos a forma mais conveniente da escola acolher estudantes ciganos discriminados numa outra escola. Os resultados mostram que, para a maioria dos inquiridos, os ciganos devem ser socializados através de procedimentos táticos, ou individualizados por meio de dispositivos morais ou funcionais de modo a serem convenientemente assimilados.por
dc.language.isopor-
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/157475/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectQuestionário por cenáriospor
dc.subjectSemântica da açãopor
dc.subjectCiganos portuguesespor
dc.subjectEstudantes do ensino médiopor
dc.subjectGrande Lisboapor
dc.titleComo acolher os estudantes Ciganos na escola pública? Do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatóriospor
dc.title.alternativeHow to integrate Gypsy students in Public School? From recognition of alterity to plurality of discriminatory arrangementsen
dc.typearticle-
dc.pagination635 - 651-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalVértices-
dc.volume23-
dc.number3-
degois.publication.firstPage635-
degois.publication.lastPage651-
degois.publication.issue3-
degois.publication.titleComo acolher os estudantes Ciganos na escola pública? Do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatóriospor
dc.date.updated2021-09-09T14:55:19Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.19180/1809-2667.v23n32021p635-651-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-82943-
Aparece nas coleções:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

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