Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/23107
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Caetano, P. | - |
dc.contributor.author | Mendes, M. M. | - |
dc.contributor.author | Magano, O. | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T13:56:28Z | - |
dc.date.available | 2021-09-09T13:56:28Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.issn | 1809-2667 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/23107 | - |
dc.description.abstract | No quadro europeu de uma aposta estratégica em sociedades cada vez mais escolarizadas e inclusivas, o desafio da presença de diferentes culturas nas escolas requer a implementação de políticas que promovam a não discriminação. No entanto, os ciganos Portugueses constituem-se ainda como um grupo cultural e étnico aparentemente imune aos objetivos destas políticas, em virtude do enorme preconceito social e histórico que impende sobre os seus membros. Neste sentido, foi realizada uma investigação visando colocar à prova um conjunto de possibilidades relativas à melhor forma de acolher estudantes ciganos na escola pública. Foram inquiridos 700 alunos não ciganos de 3 escolas do ensino médio da Grande Lisboa. Seguindo a perspetiva de uma sociologia eminentemente compreensiva, foi mobilizado um questionário baseado em cenários com o objetivo de captar junto dos estudantes não ciganos a forma mais conveniente da escola acolher estudantes ciganos discriminados numa outra escola. Os resultados mostram que, para a maioria dos inquiridos, os ciganos devem ser socializados através de procedimentos táticos, ou individualizados por meio de dispositivos morais ou funcionais de modo a serem convenientemente assimilados. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/157475/PT | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Questionário por cenários | por |
dc.subject | Semântica da ação | por |
dc.subject | Ciganos portugueses | por |
dc.subject | Estudantes do ensino médio | por |
dc.subject | Grande Lisboa | por |
dc.title | Como acolher os estudantes Ciganos na escola pública? Do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatórios | por |
dc.title.alternative | How to integrate Gypsy students in Public School? From recognition of alterity to plurality of discriminatory arrangements | en |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 635 - 651 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Vértices | - |
dc.volume | 23 | - |
dc.number | 3 | - |
degois.publication.firstPage | 635 | - |
degois.publication.lastPage | 651 | - |
degois.publication.issue | 3 | - |
degois.publication.title | Como acolher os estudantes Ciganos na escola pública? Do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatórios | por |
dc.date.updated | 2021-09-09T14:55:19Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.19180/1809-2667.v23n32021p635-651 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-82943 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
article_82943.pdf | Versão Editora | 297,69 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.