Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23073
Autoria: Silva, Marco António Garcia
Orientação: Costa, Renato Lopes da
Gonçalves, Rui Alexandre Henriques
Data: 16-Jul-2021
Título próprio: Impacto do COVID-19 e dos sistemas de IA na gestão fiscal das empresas
Referência bibliográfica: Silva, M. A. G. (2021). Impacto do COVID-19 e dos sistemas de IA na gestão fiscal das empresas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23073
Palavras-chave: COVID-19
Empresa
Gestão fiscal
Inteligência artificial
Planeamento fiscal
Sistemas inteligentes
Artificial intelligence
Companies
Intelligent systems
Tax management
Tax planning
Resumo: Tendo em conta a crise atual, dois temas que se têm tornado cada vez mais relevantes e presentes na nossa sociedade são a pandemia do COVID-19 e o desenvolvimento e implementação de Inteligência Artificial (IA) nas empresas. Por um lado, o COVID-19, resultado das restrições impostas para a contenção do vírus, tem complicado o cumprimento e gestão fiscal por parte das empresas e, por outro lado, a introdução de sistemas inteligentes tem procurado combater estas dificuldades ao auxiliar na execução e cumprimento de toda a matéria fiscal. O objetivo desta investigação foca-se em estudar não só de que forma é que a pandemia afetou as empresas e a sua atividade fiscal, mas também perceber até que ponto é que o aparecimento do COVID-19 potencializou o aumento do interesse por parte das empresas na procura por ferramentas tecnológicas, como por exemplo, a IA. Para tal, foram utilizados dois métodos, quantitativo, através de um questionário, e qualitativo, através de entrevistas, para recolher os respetivos dados. Foi então possível concluir que a pandemia não teve apenas aspetos negativos, mas também potencializou um conjunto de transformações na estratégia das empresas e na forma como se efetua a gestão fiscal face ao novo normal. Concluiu-se também que a adesão por parte das empresas a implementar IA nos seus processos fiscais é influenciada pela perceção das vantagens da técnica sendo algo que está a ser explorado e prevê-se que tenha enorme potencial na execução das tarefas fiscais no futuro.
In view of the current crisis, two themes that have become increasingly relevant and present in our society are the pandemic of COVID-19 and the development and implementation of Artificial Intelligence (AI) in companies. COVID-19, as a result of the restrictions imposed for the containment of the virus, has complicated compliance and fiscal management by companies and, on the other hand, the introduction of intelligent systems has sought to combat these difficulties by assisting in the execution and compliance with all tax matters. The objective of this investigation focuses on studying not only how a pandemic affected companies and their fiscal activity, but we also realized the extent to which the appearance of COVID-19 increased the interest on the part of companies in the search technological tools, such as AI. For that, two methods were used, quantitative, through a questionnaire, and qualitative, through interviews, to collect the respective data. It was then possible to conclude that the pandemic had not only negative aspects, but also enhanced a set of changes in the companies' strategy and in the way tax management is carried out in the face of the new normal. It was also concluded that adherence to the part of companies to implement AI in their tax processes is influenced by the perception of the advantages of the technique being something that is being explored and is expected to have enormous potential in the execution of tax tasks in the future.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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