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http://hdl.handle.net/10071/23043
Autoria: | Rijo, Angela Cardoso Gamado Espinheira |
Orientação: | Waldzus, Sven |
Data: | 28-Jul-2021 |
Título próprio: | Towards a general model of (mis-)information belief and sharing |
Referência bibliográfica: | Rijo, A. C. G. E. (2021). Towards a general model of (mis-)information belief and sharing [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23043 |
Palavras-chave: | Misinformation Fake news Surprise Interest Emotion Political priors Political beliefs Attributed credibility Desinformação Notícias falsas Surpresa Interesses Emoção Antecedentes políticos Convicções políticas Credibilidade atribuída |
Resumo: | The present research proposes and tests a causal model of how people believe
and share misinformative news, as opposed to informative news. In a within-subjects
experiment, we presented ten news publications with political content, extracted from
Facebook, to 259 Portuguese participants. We tested the impact of individuals' prior
political beliefs in judging the veracity and probability of sharing informative and
misinformative news publications, via perceived emotion (surprise and interest) and
credibility (trustworthiness, rigorosity, impartiality). The results showed that
participants' ability to distinguish truth from lies was quite limited. Misinformative and
informative news were processed in a similar way. Emotional and credibility cues did
not only depend on objective news content, but also on prior beliefs. Negative beliefs
about the political system increased emotionality in the processing of true and false
news. Moreover, greater emotionality increased perceptions of credibility, which in turn
increased perceived veracity and probability of sharing news (true or false). The most
distinct difference between the two types of news was that participants with more
negative beliefs about the political system were more willing to share objectively
misinformative news, and more surprised by news (informative or misinformative) they
considered to be false, with surprise increasing the probability of sharing such news
despite their perceived falsehood. We conclude that people seem to rely on emotional
cues, appraised with regard to prior beliefs, and on emotionally biased credibility
indicators to guess whether news are true or - independent on veracity - worth sharing. No presente estudo propomos e testamos um modelo causal de como as pessoas acreditam e partilham notícias desinformativas e informativas. Numa experiência intra sujeitos, apresentámos dez publicações do Facebook, de notícias com conteúdo político, a 259 participantes portugueses. Testámos o impacto das crenças políticas prévias dos indivíduos no julgamento de veracidade e probabilidade de partilhar publicações de notícias desinformativas e informativas, através da emoção percebida (surpresa e interesse) e da credibilidade (confiabilidade, rigor, imparcialidade). Os resultados demostraram que a capacidade dos participantes de distinguir a verdade da mentira é bastante limitada. Notícias desinformativas e informativas foram processadas de forma semelhante. As pistas emocionais e de credibilidade não dependem apenas do conteúdo objetivo das notícias, mas também de crenças anteriores. As crenças negativas sobre o sistema político aumentaram a emocionalidade no processamento de notícias verdadeiras e falsas. Enquanto uma maior emocionalidade aumentou as perceções de credibilidade, levando ao aumento da veracidade percebida e da probabilidade de partilhar notícias (verdadeiras ou falsas). A diferença mais distinta entre os dois tipos de notícias era que participantes com crenças mais negativas sobre o sistema político estavam mais dispostos a partilhar notícias objetivamente desinformativas e mais surpresos com as notícias (informativas ou desinformativas) que consideravam falsas; com o aumento da surpresa a aumentar a probabilidade de partilha, apesar da sua falsidade percebida. Concluímos que as pessoas confiam em pistas emocionais, avaliadas em relação a crenças anteriores, e em indicadores de credibilidade com enviesamentos emocionais, para adivinhar se as notícias são verdadeiras ou - independentemente da veracidade - partilháveis. |
Designação do grau: | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_angela_espinheira_rijo.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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