Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22902
Autoria: Vacha, A.
Data: 2021
Título próprio: Iconografia de Gungunhana: representações do rei negro em Portugal (1890-1940)
Número: 12
Paginação: 53 - 93
ISSN: 2183-590X
DOI (Digital Object Identifier): 10.48487/pdh.2021.n12.24950
Palavras-chave: Colonialismo português
Moçambique
Racismo
Gungunhana
Resumo: No tenso cenário político entre, por um lado, a partilha de África e a humilhação do Ultimato britânico e, por outro, o regicídio e o fim da monarquia, num contexto onde as novas tecnologias de comunicação vinham aumentar o alcance e a popularidade das informações e das mensagens, a captura do “rei selvagem” e a sua vinda para a metrópole deram origem a uma produção iconográfica em variados suportes. A estética corporal, os anéis nos tornozelos e a coroa de cera tornaram-se elementos simbólicos da alteridade representada por Gungunhana ao longo de décadas. O rei foi sem dúvida o negro mais famoso do Império Português até aos anos 60 e a popularidade que ganhou, antes e depois da captura em Chaimite, fez dele um verdadeiro prisma das diferentes representações do “Outro”. A sua iconografia pode revelar muito sobre a mentalidade das épocas e dos sucessivos contextos de produção e receção.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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