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http://hdl.handle.net/10071/22902
Autoria: | Vacha, A. |
Data: | 2021 |
Título próprio: | Iconografia de Gungunhana: representações do rei negro em Portugal (1890-1940) |
Número: | 12 |
Paginação: | 53 - 93 |
ISSN: | 2183-590X |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.48487/pdh.2021.n12.24950 |
Palavras-chave: | Colonialismo português Moçambique Racismo Gungunhana |
Resumo: | No tenso cenário político entre, por um lado, a partilha de África e a humilhação do Ultimato britânico e, por outro, o regicídio e o fim da monarquia, num contexto onde as novas tecnologias de comunicação vinham aumentar o alcance e a popularidade das informações e das mensagens, a captura do “rei selvagem” e a sua vinda para a metrópole deram origem a uma produção iconográfica em variados suportes. A estética corporal, os anéis nos tornozelos e a coroa de cera tornaram-se elementos simbólicos da alteridade representada por Gungunhana ao longo de décadas. O rei foi sem dúvida o negro mais famoso do Império Português até aos anos 60 e a popularidade que ganhou, antes e depois da captura em Chaimite, fez dele um verdadeiro prisma das diferentes representações do “Outro”. A sua iconografia pode revelar muito sobre a mentalidade das épocas e dos sucessivos contextos de produção e receção. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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article_82519.pdf | Versão Editora | 6,21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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