Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/22884
Author(s): Rodrigues, Ana Rita Dias
Advisor: Ferreira, Fernando Alberto Freitas
Date: 30-Jun-2021
Title: Inteligência artificial, transformação digital e cibersegurança no sector bancário: uma estrutura multi-stakeholder
Reference: Rodrigues, A. R. D. (2021). Inteligência artificial, transformação digital e cibersegurança no sector bancário: uma estrutura multi-stakeholder [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22884
Keywords: Cibersegurança
DEMATEL
Inteligência artificial
Mapeamento cognitivo
Sector bancário
Transformação digital
Artificial intelligence
Cognitive mapping
Cybersecurity
Digital transformation
Abstract: O mundo encontra-se em constante evolução e todos os dias surgem novas descobertas. O Ser Humano é mote desta constante evolução, sendo as novas tecnologias as grandes aliadas do Homem nesta busca por novas conquistas. O sector bancário, nomeadamente as instituições bancárias tradicionais, sofrem crescente pressão por parte dos seus "stakeholders" para se adaptarem às novas tecnologias. Contudo, e tendo em conta a natureza do setor em análise, a segurança dos dados dos seus utilizadores jamais poderá ser colocada em causa. A elevada confiança que os utilizadores depositam nas suas agências bancárias caracteriza, em muito, o tipo de relação mantida entre as instituições bancárias e os respetivos clientes. Para além disso, a reputação dos bancos afeta diretamente o seu sucesso e a sua capacidade em atrair novos clientes, bem como a manutenção dos clientes já existentes. Todas estas questões tornam a tomada de decisão no âmbito da problemática de incorporação da Inteligência Artificial (IA), da transformação digital e da cibersegurança na banca num problema de decisão complexo. A presente dissertação visa a conceção de um modelo representativo desta realidade. Com efeito, será utilizada uma combinação de técnicas de mapeamento cognitivo com o método "DEcision MAking Trial and Evaluation Laboratory" (DEMATEL). A participação de profissionais experientes da banca no processo de construção do modelo trará realismo aos resultados finais. Partindo do pressuposto de que não existem estudos perfeitos, serão também debatidas, nesta dissertação, as vantagens e as limitações da adoção destas abordagens no contexto em análise.
he world is in constant evolution, with new discoveries emerging every day. The human being is the motto for this evolution, and new technologies are a great ally in this quest for new conquests. The banking sector, namely traditional banking institutions, are currently under great pressure from their stakeholders to adapt to new technologies. However, considering the nature of this sector, the security of its users’ data cannot be put into question. The high level of trust that users place in their bank branches greatly characterizes the type of relationship kept between banking institutions and their clients. In addition, banks’ reputation directly affects their success, their capacity to attract new customers, as well as to retain existing ones. All these issues make decision making within the problematics of incorporating artificial intelligence (AI), digital transformation, and cybersecurity into the banking sector a complex decision problem. This study sought to develop a realistic model based on the combination of cognitive mapping and the "DEcision MAking Trial and Evaluation Laboratory" (DEMATEL) method to address this topic. Group sessions with an expert panel were carried out for application of the methodological procedures, allowing realism to be incorporated into the final results. Advantages and limitations of our framework are also discussed.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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