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dc.contributor.authorSepúlveda, R.-
dc.contributor.authorCrespo, M.-
dc.contributor.authorVieira, J.-
dc.date.accessioned2021-06-29T12:57:49Z-
dc.date.available2021-06-29T12:57:49Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn1646-5954-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/22828-
dc.description.abstractAs plataformas de online dating, que progressivamente se têm multiplicado e migrado do formato website para o de aplicação móvel e crescido em número de utilizadores, oferecem uma crescente variedade e multiplicidade de formas de socialização, que se desdobra, tipicamente, em três etapas: construção de perfil, correspondência com outros utilizadores e descoberta. Mesmo que os seus utilizadores procurem mais do que relacionamentos ou sexo, a pandemia de COVID-19 e consequentes limitações, em especial distanciamento social físico e confinamentos, veio alterar os pressupostos do seu funcionamento e a forma como os utilizadores interagem, nomeadamente pela impossibilidade da descoberta mútua migrar para encontros presenciais. Nesse sentido procurou investigar-se três grandes dimensões de análise ancoradas ao contexto nacional: 1) como é que os utilizadores reagiram, em termos de comportamentos e hábitos de consumo, às alterações provocadas pela pandemia, 2) como as plataformas se adaptaram e 3) que atenção foi dada pelos media às transformações do online dating. Para responder às questões analisou-se de forma triangulada o consumo dos utilizadores, a comunicação e evolução das plataformas e a atenção dos media, numa análise mista (quantitativa e qualitativa) realizada com recurso a métodos e ferramentas digitais de extração, organização e análise, e a dados secundários. Os principais resultados apontam para a COVID-19 como variável importante em alterações registadas na construção de perfis e hábitos de consumo por parte dos utilizadores, e dos serviços das plataformas, tanto em termos de conselhos e sugestões como de novas funcionalidades. Os media portugueses focaram também a sua atenção no online dating nas novidades adaptativas em termos de ofertas e tecnologias, e no questionamento da sua utilização em tempos de pandemia.por
dc.language.isopor-
dc.publisherObservatório da Comunicação-
dc.relationUIDB/03126/2020-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectOnline datingpor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectCOVID-19por
dc.titleOnline dating em tempos de COVID-19: práticas de uso e dinâmicas comunicacionais em transformação forçadapor
dc.title.alternativeOnline dating in times of COVID-19: usage practices and communicational dynamics in forced transformationen
dc.typearticle-
dc.pagination076 - 095-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalObservatorio (OBS*)-
dc.volumeEspecial-
degois.publication.firstPage076-
degois.publication.lastPage095-
degois.publication.titleOnline dating em tempos de COVID-19: práticas de uso e dinâmicas comunicacionais em transformação forçadapor
dc.date.updated2021-06-29T13:56:52Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-82100-
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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