Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/2281
Author(s): | Carreira, Carlos |
Date: | 15-Feb-2011 |
Title: | Educação para o desenvolvimento: a educação como via para a erradicação da pobreza |
Event title: | 7º Congresso Ibérico de Estudos Africanos |
Keywords: | Educação Desenvolvimento Pobreza |
Abstract: | A Declaração do Milénio das Nações Unidas, aprovada na Cimeira do Milénio, reflectindo as preocupações de 147 Chefes de Estado e de Governo e de 191 países, que participaram na maior reunião de sempre de dirigentes mundiais, definiu alvos concretos no domínio do desenvolvimento, como reduzir para metade a percentagem de pessoas que vivem na pobreza extrema e fornecer água potável e educação a todos. Na senda de Paulo VI e João Paulo II quando afirmaram que “o Desenvolvimento é o novo nome da Paz” e que “Todos somos responsáveis por todos” propomo-nos realizar uma abordagem dos “Objectivos de Desenvolvimento do Milénio” realçando a relação que consubstancia e inter-relaciona o tríptico Educação, Desenvolvimento e Erradicação da Pobreza, focando-nos na educação enquanto motor de desenvolvimento, cientes dos pressupostos de Gunnar Myrdal relativos ao “ciclo vicioso do subdesenvolvimento” e das indispensáveis estratégias para combater a pobreza, com base na educação e qualificação de recursos humanos. |
Peerreviewed: | Não |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CEI-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CIEA7_8_CARREIRA_EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO.pdf | 254,52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.