Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/22807
Author(s): Gomes, Isabel Cristina Costa de Almeida
Advisor: Trigo, Virgínia
Rosa, Álvaro
Date: 25-May-2021
Title: O que faz mover o empreendedorismo sénior: processo e fatores de influência
Reference: Gomes, I. C. C. de A. (2020). O que faz mover o empreendedorismo sénior: processo e fatores de influência [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22807
Keywords: Empreendedorismo
Empreendedorismo sénior
Entrepreneurship
Senior entrepreneurship
Abstract: O envelhecimento da população tem alimentado o debate em torno dos atuais modelos sociais e económicos. O empreendedorismo sénior tem ganho destaque político e científico, enquanto opção para o prolongamento da vida ativa dos cidadãos. O objetivo deste trabalho é perceber quais os fatores que influenciam o processo de escolha pelo empreendedorismo em pessoas com mais de 50 anos. Pretendia-se compreender as motivações, e as condições associadas ao processo, incluindo aspetos como o histórico de carreira, a forma de fazer negócio e o contexto. Os dados, recolhidos através de um inquérito on-line e de entrevistas junto de um grupo de empreendedores sénior em Portugal, revelaram que os fatores intrínsecos (pull) são mais importantes do que os extrínsecos neste processo. A busca pela satisfação pessoal, o sentido de responsabilidade social, e o desejo de criação, são os ‘motores’ motivacionais do(a) empreendedor(a) sénior que, por esta via, descobre um novo propósito de vida. A experiência em grandes organizações revelou-se preponderante para a aquisição de valências e de uma cultura de desafio, determinantes para uma transição empreendedora, sendo que o capital humano se revelou importante para redução do risco e geração de oportunidades. No geral, os empreendedores sénior têm elevados níveis de autoconfiança e foco, expectativa de crescimento e vontade de adotar novas tecnologias nos seus negócios, assim como um forte sentido ético. Confirmaram-se a influências das redes no crescimento das empresas. Há, portanto, evidências, de que pelo menos uma fração dos empreendedores mais velhos pode dar um importante contributo para a economia.
The aging of the population has fuelled the debate around current social and economic models. Senior entrepreneurship has gained political and scientific prominence, as an option for prolonging the active life of citizens. The objective of this work is to understand which factors influence the process of choosing entrepreneurship in people over 50 years old. It was intended to acknowledge the motivations, and the conditions associated with the process, including aspects such as career history, the way of doing business and the context. The data, collected through an on-line survey and interviews with a group of senior entrepreneurs in Portugal, revealed that intrinsic factors (pull) are more important than extrinsic in this process. The search for personal satisfaction, the sense of social responsibility, and the desire to create, are the motivational ‘drivers’ of senior entrepreneurs that hence discover a new purpose in life. The experience in large organizations proved to be preponderant for the acquisition of skills and a culture of permanent challenge, that are determinant for an entrepreneurial transition, as well as human capital revealed its importance for reducing risk and generating opportunities. Overall, senior entrepreneurs have high levels of self-confidence and focus, expectations for growth, and a willingness to adopt new technologies in their businesses, as well as a strong ethical sense. The influence of networks for company growth was confirmed. There is, therefore, evidence that at least a fraction of older entrepreneurs can make an important contribution to the economy.
Degree: Doutoramento em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
phd_isabel_almeida_gomes.pdf3,09 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.