Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/22555
Author(s): Marques, Paulo Alexandre
Advisor: Casanova, José Luís
Brochado, Ana Margarida
Date: 16-Apr-2020
Title: Turismo e mudança social no bairro de Alfama
Reference: Marques, P. A. (2020). Turismo e mudança social no bairro de Alfama [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22555
ISBN: 978-989-781-462-4
Keywords: Turismo
Mudança social
Motivações
Impactos
Planeamento turístico
Residentes
Alfama
Tourism
Social change
Motivations
Impacts
Tourism planning
Residents
Abstract: Esta investigação procura entender o papel da conciliação de motivações entre estrutura administrativa pública, residentes e turistas que visitam o bairro de Alfama como forma de maximizar os efeitos sociais de reforço da atividade turística para a sociedade de um bairro histórico/ popular de Lisboa. O turismo é um fenómeno global complexo, pelo que o estudo do comportamento dos indivíduos deve ser primordial para a compreensão dos contextos sociais em que se estabelece. Assim, o debate é promovido na ótica da Sociologia, cuja participação para o diálogo intercientífico do turismo carece de maior determinação. Com enfoque no bairro de Alfama, um dos mais antigos de Lisboa, que maior procura turística apresenta e que mais efeitos tem verificado, o investigador enveredou por um design comparativo entre este espaço e o Parque das Nações. A aplicação de técnicas extensivas (inquéritos por questionário) e intensivas (entrevistas, etnografia e observação participante) bem como a recolha de comentários dos turistas na plataforma Tripadvisor (big data), permitiram entender relações, impactos e contributos que atividade turística pode ter nos desígnios das motivações dos participantes e, consequentemente, os resultados da mesma. Percebeu-se que, embora os residentes do bairro de Alfama percecionem, essencialmente, os impactos diretos da atividade, esta tem causado efeitos perversos como a entrada de novos atores que dominam o espaço social, gentrificação ou resistência devido à frustração pelas expetativas criadas, mas, também, efeitos de reforço como preservação de práticas ou valores culturais, inserção de novos atores que representam a emancipação para a comunidade residente ou uma nova posição de status individual da qual, historicamente, têm sido arredados. Como a generalidade dos efeitos sociais negativos resultam da deficiente estratégia política turística implantada, no final, apresenta-se um conjunto de soluções que, à luz das Teorias do Capital Humano, sugerem alterações na governança para o destino turístico de Alfama como forma de responder aos constrangimentos identificados.
This research seeks to understand the role of motivations between public administrative structure, residents and tourists as a way to maximizing the reinforcement of social effects caused by tourism activity in the society of a popular neighborhood of Lisbon. Tourism is a complex global phenomenon, the study of the behavior of persons must be dominant for the understanding of social contexts in which it is established. So, the debate is stimulated from the point of view of Sociology, whose contribution to the inter-scientific dialogue of tourism requires superior determination. Focusing on the Alfama neighborhood, one of the oldest in Lisbon, which presents a high number of tourists and which has had many effects, the researcher has embarked on a comparative design between this traditional neighborhood and Parque das Nações. The application of extensive methods (questionnaire surveys) and intensive (interviews, ethnography and participant observation), as well as the collection of comments from tourists on the Tripadvisor platform (big data) allowed to understand relationships, impacts and contributions that tourism activity may have in of participants and, consequently, the result of it. It was noticed that, although the Alfama’s residents essentially perceive the direct impacts of the activity, it has caused perverse effects such as the entering of new actors who dominate the social space, gentrification or resistance due to frustration for the expectations created, but also reinforce effects such as preservation of cultural practices or values, inclusion of new actors who represent emancipation for the resident community or a new position of individual status which, historically, the alfamists have been detached. As many of the negative effects result from the poor tourism strategy implemented. Therefore, at the end, the work presents a set of solutions that, according of the Human Capital Theories, suggest new strategies of governance for Alfama's tourist destination as a way of answer to the constraints identified.
Degree: Doutoramento em Sociologia
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
phd_paulo_alexandre_marques.pdf14,47 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.