Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/22441
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nobre, A. | - |
dc.contributor.author | Mouraz, A. | - |
dc.contributor.author | Goulão, M. F. | - |
dc.contributor.author | Henriques, S. | - |
dc.contributor.author | Barros, D. | - |
dc.contributor.author | Moreira, J. A. | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-12T10:39:22Z | - |
dc.date.available | 2021-04-12T10:39:22Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.issn | 2178-2679 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/22441 | - |
dc.description.abstract | A pandemia da COVID-19 está a provocar alterações a diferentes níveis e o setor da educação não ficou imune. O afastamento social que se impõe afetou a forma de vivenciar a relação pedagógica, com implicações nos processos de ensino e aprendizagem. A noção de espaço físico de sala de aula deu lugar a uma fronteira fluida onde os artefactos digitais ocupam um lugar de primazia, pois foi necessário reinventar uma cultura de face a face numa cultura mediada pelo digital. Para responderem a esta transição os professores tiveram que rapidamente alterar e alterar e adaptar estratégias diferenciadas. A Universidade Aberta, em parceria com o Ministério da Educação de Portugal, desenhou e ministrou um curso de formação para a docência digital em rede, com o objetivo de promover, nos professores do ensino não superior, competências na área da educação a distância. Este texto centra-se especificamente nas formas de comunicação entre os elementos da comunidade educativa criadas pelas escolas e cujos representantes participaram no referido curso. Os dados recolhidos provêm do referido curso de formação em que participaram cerca de 2300 professores e diretores de 756 agrupamentos e escolas não agrupadas de todo país. Seguindo uma metodologia qualitativa, com base na análise de conteúdo temática, centramo-nos na dimensão da comunicação evidenciada nos trabalhos finais que assumiram o formato de planos escolares, realizados colaborativamente. A análise permitiu identificar os mecanismos de garantia de ocorrência das comunicações, avaliar a eficácia dos meios mobilizados e relacionar os processos comunicativos com o sentimento de pertença à comunidade educativa. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | - |
dc.relation | UIDB/03126/2020 | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Educação digital e em rede | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Colaboração | por |
dc.title | Processos de comunicação digital no sistema educativo Português em tempos de pandemia | por |
dc.title.alternative | Procesos de comunicación digital en el sistema educativo Portugués en tiempos de pandemia | es |
dc.title.alternative | Digital communication processes in the Portuguese educational system in pandemic times | en |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 1 - 19 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Práxis Educacional | - |
dc.volume | 17 | - |
dc.number | 45 | - |
degois.publication.firstPage | 1 | - |
degois.publication.lastPage | 19 | - |
degois.publication.issue | 45 | - |
degois.publication.title | Processos de comunicação digital no sistema educativo Português em tempos de pandemia | por |
dc.date.updated | 2021-04-12T11:36:28Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.22481/praxisedu.v17i45.8331 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-81354 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
article_81354.pdf | Versão editora | 1,31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.