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dc.contributor.authorNobre, A.-
dc.contributor.authorMouraz, A.-
dc.contributor.authorGoulão, M. F.-
dc.contributor.authorHenriques, S.-
dc.contributor.authorBarros, D.-
dc.contributor.authorMoreira, J. A.-
dc.date.accessioned2021-04-12T10:39:22Z-
dc.date.available2021-04-12T10:39:22Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn2178-2679-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/22441-
dc.description.abstractA pandemia da COVID-19 está a provocar alterações a diferentes níveis e o setor da educação não ficou imune. O afastamento social que se impõe afetou a forma de vivenciar a relação pedagógica, com implicações nos processos de ensino e aprendizagem. A noção de espaço físico de sala de aula deu lugar a uma fronteira fluida onde os artefactos digitais ocupam um lugar de primazia, pois foi necessário reinventar uma cultura de face a face numa cultura mediada pelo digital. Para responderem a esta transição os professores tiveram que rapidamente alterar e alterar e adaptar estratégias diferenciadas. A Universidade Aberta, em parceria com o Ministério da Educação de Portugal, desenhou e ministrou um curso de formação para a docência digital em rede, com o objetivo de promover, nos professores do ensino não superior, competências na área da educação a distância. Este texto centra-se especificamente nas formas de comunicação entre os elementos da comunidade educativa criadas pelas escolas e cujos representantes participaram no referido curso. Os dados recolhidos provêm do referido curso de formação em que participaram cerca de 2300 professores e diretores de 756 agrupamentos e escolas não agrupadas de todo país. Seguindo uma metodologia qualitativa, com base na análise de conteúdo temática, centramo-nos na dimensão da comunicação evidenciada nos trabalhos finais que assumiram o formato de planos escolares, realizados colaborativamente. A análise permitiu identificar os mecanismos de garantia de ocorrência das comunicações, avaliar a eficácia dos meios mobilizados e relacionar os processos comunicativos com o sentimento de pertença à comunidade educativa.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia-
dc.relationUIDB/03126/2020-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação digital e em redepor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.titleProcessos de comunicação digital no sistema educativo Português em tempos de pandemiapor
dc.title.alternativeProcesos de comunicación digital en el sistema educativo Portugués en tiempos de pandemiaes
dc.title.alternativeDigital communication processes in the Portuguese educational system in pandemic timesen
dc.typearticle-
dc.pagination1 - 19-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalPráxis Educacional-
dc.volume17-
dc.number45-
degois.publication.firstPage1-
degois.publication.lastPage19-
degois.publication.issue45-
degois.publication.titleProcessos de comunicação digital no sistema educativo Português em tempos de pandemiapor
dc.date.updated2021-04-12T11:36:28Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.22481/praxisedu.v17i45.8331-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-81354-
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