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http://hdl.handle.net/10071/22334
Author(s): | Costa, Maria João Pascoal Rodrigues Gomes da |
Advisor: | Afonso, Luís Urbano Eloy, Sara |
Date: | 18-Feb-2021 |
Title: | A realidade virtual e a realidade aumentada na exposição de obras de arte: a pandemia de COVID-19 |
Reference: | Costa, M. J. P. R. G. (2020). A realidade virtual e a realidade aumentada na exposição de obras de arte: a pandemia de COVID-19 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22334 |
Keywords: | COVID-19 Galerias Museus Realidade aumentada Realidade virtual Galleries Museums Virtual reality Augmented reality |
Abstract: | A grande maioria das instituições culturais demonstra alguma resistência em relação à
adoção de ferramentas digitais para transmitir informação e estabelecer um diálogo com os
visitantes, preferindo métodos tradicionais, como o recurso a audioguias ou a guias
impressos em papel. No entanto, o fecho generalizado dos museus e das galerias de arte,
provocado pela pandemia de COVID-19, evidenciou a necessidade de tornar a fruição da
arte acessível remotamente e encorajou as instituições culturais a adotar novas estratégias
para contactar com o público, acelerando a adaptação dos espaços de exposição de obras
de arte à Era Digital.
Nesta dissertação, apresento a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada como
recursos úteis para a exposição remota de obras de arte, permitindo alcançar um público
diverso, acostumado a um mundo cada vez mais digital, e possibilitando a criação de
exposições e o acesso a coleções em tempo de distanciamento físico. The vast majority of cultural institutions demonstrate some resistance towards the adoption of digital tools to provide information and establish a dialogue with their visitors, opting for traditional methods such as the use of audio guides and printed guides. However, the COVID-19 pandemic has led to the temporary shutdown of multiple cultural institutions, highlighting the need to make art accessible outside of the physical space, and encouraging cultural institutions to adopt new strategies to engage with the public, accelerating the adaptation of exhibition spaces to the Digital Era. In this dissertation, I will present Virtual Reality and Augmented Reality as useful resources that can be used to display art outside of the physical space, reaching a more diverse public, accustomed to an increasingly digital world, and allowing access to museum collections and temporary exhibitions, despite physical distancing. |
Degree: | Mestrado em Mercados da Arte |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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