Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/22265
Author(s): Henriques, Catia Andreia Gourgel
Advisor: Rodrigues, Luís Filipe
Oliveira, Abílio
Date: 22-Nov-2018
Title: "Brincar com os sons": introdução dos TIC na terapia da fala
Reference: HENRIQUES, Catia Andreia Gourgel - "Brincar com os sons": introdução dos TIC na terapia da fala [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/22265>.
Keywords: TIC
Gamificação
Terapia da fala
Produção dos sons da fala
Discriminação auditiva
Gamification
Speech therapy
Production of speech sounds
Hearing discrimination
Abstract: Este trabalho teve como principal objetivo conceptualizar e desenvolver uma ferramenta lúdico-didática e interativa, que auxilie as sessões de terapia da fala, no caso de crianças que sofrem de perturbações ao nível da produção dos sons da fala e da discriminação auditiva. A aplicação “Brincar com os sons” – com características de jogos – integra atividades gamificadas, que estimulam os pacientes/crianças à prática divertida de exercícios, que ajudam na sua terapia, e pode ser utilizada em tablet, smartphone ou computador. A implementação da gamificação (associada a desenho, desafios e recompensas) no processo de terapia promove uma maior participação e motivação dos pacientes, assemelhando-se mais a jogos do que a uma rotina de exercícios e consultas tradicionais (Kapp, 2012). Daí a grande questão de investigação: Até que ponto uma aplicação gamificada (com características de jogo) pode ajudar a motivar as crianças a envolver-se nas sessões de terapia da fala (incentivando a sua participação nas atividades necessárias durante a sessão), e facilitar o processo terapêutico? Foi utilizada uma metodologia conhecida por development research, sendo o estudo conduzido para o desenvolvimento de um protótipo. Com os resultados obtidos é possível concluir que o protótipo “Brincar com os sons” provou ser útil como ferramenta auxiliar nas sessões de terapia da fala, correspondendo aos requisitos de usabilidade e facilidade de utilização do focus group, contribuindo para a motivação e o foco dos pacientes através das técnicas de gamificação utilizadas e facilitou na gestão das sessões.
The main objective of this work was to conceptualize and develop a ludic-didactic and interactive tool to assist the speech therapy sessions in the case of children who suffer from disturbances in the production of speech sounds and auditory discrimination. The "play with sounds" application - with game features - integrates gamified activities that encourage patients / children to practice fun exercises that help with their therapy, and can be used on a tablet, smartphone or computer. The implementation of gamification (associated with design, challenges and rewards) in the therapy process promotes greater participation and motivation of patients, resembling games rather than a routine exercise and traditional consultation (Kapp, 2012). Hence the great research question: To what extent a gamed-up (game-like) application can help motivate children to engage in speech therapy sessions (encouraging their participation in necessary activities during the session), and facilitate the therapeutic process? A methodology known as development research was used, being the study conducted for the development of a prototype. With the results obtained it is possible to conclude that the "Playing with sounds" prototype proved useful as an auxiliary tool in the speech therapy sessions, corresponding to the usability and ease of use requirements of the focus group, contributing to the motivation and focus of the patients through the techniques of gamification used and facilitated in the management of the sessions.
Degree: Mestrado em Informática e Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Master_Catia_Gourgel_Henriques.pdf1,27 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.