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http://hdl.handle.net/10071/22223
Autoria: | Damásio, Pedro Daniel Gonçalves |
Orientação: | Ferreira, João Carlos Amaro |
Data: | 10-Dez-2019 |
Título próprio: | Self-service business intelligence data analytics |
Referência bibliográfica: | Damásio, P. D. G. (2019). Self-service business intelligence data analytics [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22223 |
Palavras-chave: | Power BI Self service business intelligence Incident management Data analysis Gestão de incidentes Análise de dados |
Resumo: | Information systems bring competitive advantages to companies when they know
how to use them to their full potential. Business intelligence systems can garner
large volumes of data and convert it into information but have the disadvantage
of having associated high implementation costs both structurally and qualified
people. Then comes Self Service Business Intelligence which provides companies
with much lower costs of extracting information from their systems.
This work arises from Tecmic’s need to extract information in the form of reports
and dashboards from the incident system it has currently implemented. This system has limited information extraction and handling capabilities to help company
managers make informed decisions about customer reported incidents.
In order to address this problem, it was proposed to implement the Self-Service
Business Intelligence software from Microsoft, Power BI.
This work details all the preparatory steps to import the data into Power BI as
well as an analysis of the results obtained. Additionally, through reports created
in Power BI, it is explored what inefficiencies can be tackled in order to improve
company performance and drive down the number of services created. Os sistemas de informação trazem vantagens competitivas para as empresas que retiram máximo proveito deles. Os sistemas de business intelligence podem reunir grandes volumes de dados e convertê-los em informação, mas têm a desvantagem de ter elevados custos associados, estruturalmente e de trabalhadores qualificados. Surge então o Self Service Business Intelligence, que possibilita às empresas custos muito mais baixos de extrair informação de seus sistemas de informação. Este trabalho surge da necessidade da Tecmic de extrair informação sob forma de relatórios e dashboards do sistema de incidentes que tem atualmente implementado. Este sistema tem capacidades limitadas no que diz respeito à extração e tratamento de informação o que dificulta os gestores da empresa de tomar decisões informadas sobre incidentes relatados pelos clientes. Para resolver esse problema, foi proposto implementar o software de Self-Service Business Intelligence da Microsoft, o Power BI. Este trabalho detalha todas as etapas preparatórias para importar os dados para o Power BI, bem como uma análise sobre os resultados obtidos. Adicionalmente, por meio de relatórios criados no Power BI, são exploradas as ineficiências que podem ser enfrentadas para melhorar o desempenho da empresa e diminuir o número de serviços criados. |
Designação do grau: | Mestrado em Informática e Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_pedro_goncalves_damasio.pdf | 2,44 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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