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dc.contributor.advisorMateus, Sandra-
dc.contributor.authorCaetano, Diandra Solange Canhundo-
dc.date.accessioned2021-02-23T09:54:24Z-
dc.date.available2021-02-23T09:54:24Z-
dc.date.issued2020-12-29-
dc.date.submitted2020-10-
dc.identifier.citationCaetano, D. S. C. (2020). A perspetiva dos jovens afrodescendentes do ensino secundário sobre o racismo no sistema educativo Português [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22136pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/22136-
dc.description.abstractEsta investigação tem em conta as perceções sobre racismo em contexto escolar dos jovens afrodescendentes do ensino secundário. Seguiu-se uma abordagem multidimensional explorando-se temáticas como a migração, integração social, as representações sociais e racismo, a educação e as políticas educativas relativamente aos afrodescendentes. Foram realizadas 10 entrevistas a jovens afrodescendentes do ensino secundário da cidade de Setúbal e da cidade de Faro, com idades entre os 18 e os 19 anos. O objetivo foi conhecer o perfil social, étnico e escolar dos jovens, percebendo de que forma percecionam o racismo. Procurou-se relacionar as diferentes vivências dos jovens. A escola é para estes adolescentes um local de pertença e criação de laços de amizade. Concluiu-se que o racismo emerge de diversas formas no quotidiano dos jovens negros, se por um lado este está presente de uma forma mais subtil, por outro é bastante visível no discurso e nas atitudes dos demais.por
dc.description.abstractThis investigation takes into account the perceptions of racism in the school context of young people of African descent in secondary education. A multidimensional approach was followed, exploring themes such as migration, social integration, social representations and racism, education and educational policies regarding people of African descent. Ten interviews were conducted with young people of African descent from secondary education in the city of Setúbal and in the city of Faro, aged between 18 and 19 years. The objective was to get to know the social, ethnic and school profile of young people, realizing how they perceive racism. We tried to relate the different experiences of young people. For these teenagers, school is a place of belonging and the creation of bonds of friendship. It was concluded that racism emerges in different ways in the daily lives of young blacks, if on the one hand it is present in a more subtle way, on the other hand it is very visible in the discourse and in too many attitudes.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMigraçãopor
dc.subjectIntegração socialpor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMigrationpor
dc.subjectSocial integrationpor
dc.subjectSocial representationspor
dc.subjectRacismpor
dc.subjectEducationpor
dc.titleA perspetiva dos jovens afrodescendentes do ensino secundário sobre o racismo no sistema educativo Portuguêspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202629430por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Sociologiapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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