Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/22093
Author(s): | Castro, António da Câmara Machado Rodrigues de |
Advisor: | Saldanha, José Luís Possolo de Gonçalves, Ana Gabriela Bastos |
Date: | 14-Dec-2020 |
Title: | (Re)pensar o construído: o caso da Faculdade de Motricidade Humana |
Reference: | Castro, A. da C. M. R. de (2020). (Re)pensar o construído: o caso da Faculdade de Motricidade Humana [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22093 |
Keywords: | Arquitetura escolar Reabilitação Vale do Jamor Faculdade de Motricidade Humana Scholar architecture Refurbishment Jamor valley Faculty of Human Kinetics |
Abstract: | A dissertação (Re)Pensar o Construído: o caso da Faculdade de
Motricidade Humana tem como principal objetivo, refletir e fundamentar
uma proposta de intervenção arquitectónica na atual Faculdade Motricidade
Humana (FMH). Através deste ensaio crítico e desenhado procurou-se
entender o modo de atuação mais equilibrado, o planeamento e a adição de
um corpo contemporâneo face à pré-existência de uma estrutura escolar.
O presente trabalho desenvolve-se em dois momentos. O primeiro
correspondente a uma breve contextualização da arquitetura escolar
produzida no período do Estado Novo. O segundo consiste na seleção de dois
casos de estudo, neste caso duas escolas, cujo projeto se assemelha ao objeto
de intervenção construído na mesma época. Através da análise dos desenhos
originais e das respetivas memórias descritivas, este ensaio expressa uma
observação intuitiva e crítica do autor. Uma recolha exaustiva de fotografias
de época, disponíveis em repositórios, e atuais dos projetos em questão, é
também compilada neste trabalho.
Procurando seguir a configuração dos casos de estudo, é desenvolvido
o projeto individual de ampliação da FMH no qual se aplicam os conceitos e
as reflexões retirados da análise feita anteriormente. The dissertation (Re)Pensar o Construído: o caso da Faculdade de Motricidade Humana regards, as its main purpose, to reflect and uphold an intervention proposal in the Faculdade de Motricidade Humana campus. This critical and sketched essay addresses the operation, planning and addition of a new, contemporary body in view of the pre-existence of an academic structure. This thesis was established in two phases. The first focuses on a brief examination of the academic architecture during the Estado Novo period, in the middle of the 20th century. The second phase addresses two study cases, those of two schools that match the intervention object, created at the same time. Through the analysis of original sketches and descriptive memories, this work states its author’s intuitive observation and criticism. Furthermore, it is presented an extensive collection of old photographs, available in repositories, and modern ones, depicting all projects. Finally, following study cases usual form, it is also developed an individual project regarding FMH’s campus expansion, on which concepts and reflections gathered by the above-mentioned analysis are applied. |
Degree: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_antonio_rodrigues_castro_a.pdf | 23,67 MB | Adobe PDF | View/Open | |
master_antonio_rodrigues_castro_b.pdf | 66,61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.