Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/22093
Author(s): Castro, António da Câmara Machado Rodrigues de
Advisor: Saldanha, José Luís Possolo de
Gonçalves, Ana Gabriela Bastos
Date: 14-Dec-2020
Title: (Re)pensar o construído: o caso da Faculdade de Motricidade Humana
Reference: Castro, A. da C. M. R. de (2020). (Re)pensar o construído: o caso da Faculdade de Motricidade Humana [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22093
Keywords: Arquitetura escolar
Reabilitação
Vale do Jamor
Faculdade de Motricidade Humana
Scholar architecture
Refurbishment
Jamor valley
Faculty of Human Kinetics
Abstract: A dissertação (Re)Pensar o Construído: o caso da Faculdade de Motricidade Humana tem como principal objetivo, refletir e fundamentar uma proposta de intervenção arquitectónica na atual Faculdade Motricidade Humana (FMH). Através deste ensaio crítico e desenhado procurou-se entender o modo de atuação mais equilibrado, o planeamento e a adição de um corpo contemporâneo face à pré-existência de uma estrutura escolar. O presente trabalho desenvolve-se em dois momentos. O primeiro correspondente a uma breve contextualização da arquitetura escolar produzida no período do Estado Novo. O segundo consiste na seleção de dois casos de estudo, neste caso duas escolas, cujo projeto se assemelha ao objeto de intervenção construído na mesma época. Através da análise dos desenhos originais e das respetivas memórias descritivas, este ensaio expressa uma observação intuitiva e crítica do autor. Uma recolha exaustiva de fotografias de época, disponíveis em repositórios, e atuais dos projetos em questão, é também compilada neste trabalho. Procurando seguir a configuração dos casos de estudo, é desenvolvido o projeto individual de ampliação da FMH no qual se aplicam os conceitos e as reflexões retirados da análise feita anteriormente.
The dissertation (Re)Pensar o Construído: o caso da Faculdade de Motricidade Humana regards, as its main purpose, to reflect and uphold an intervention proposal in the Faculdade de Motricidade Humana campus. This critical and sketched essay addresses the operation, planning and addition of a new, contemporary body in view of the pre-existence of an academic structure. This thesis was established in two phases. The first focuses on a brief examination of the academic architecture during the Estado Novo period, in the middle of the 20th century. The second phase addresses two study cases, those of two schools that match the intervention object, created at the same time. Through the analysis of original sketches and descriptive memories, this work states its author’s intuitive observation and criticism. Furthermore, it is presented an extensive collection of old photographs, available in repositories, and modern ones, depicting all projects. Finally, following study cases usual form, it is also developed an individual project regarding FMH’s campus expansion, on which concepts and reflections gathered by the above-mentioned analysis are applied.
Degree: Mestrado Integrado em Arquitetura
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_antonio_rodrigues_castro_a.pdf23,67 MBAdobe PDFView/Open
master_antonio_rodrigues_castro_b.pdf66,61 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.