Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21975
Autoria: Maia, André Filipe Lopes
Orientação: Brandão, Tomás Gomes Silva Serpa
Batista, Fernando Manuel Marques
Data: 22-Dez-2020
Título próprio: Assessing the emotional impact of video using machine learning techniques
Referência bibliográfica: MAIA, André Filipe Lopes - Assessing the emotional impact of video using machine learning techniques [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/21975>.
Palavras-chave: Machine learning
Emotional prediction
Fear prediction
Video classification
Aprendizagem automática
Predição emocional
Predição de medo
Classificação de vídeo
Resumo: Typically, when a human being watches a video, different sensations and mind states can be stimulated. Among these, the sensation of fear can be triggered by watching segments of movies containing themes such as violence, horror and suspense. Both the audio and visual stimuli may contribute to induce fear onto the viewer. This dissertation studies the use of machine learning for forecasting the emotional effects triggered by video, more precisely, the automatic identification of fear inducing video segments. Using the LIRIS-ACCEDE dataset, several experiments have been performed in order to identify feature sets that are most relevant to the problem and to assess the performance of different machine learning classifiers. Both classical and deep learning techniques have been implemented and evaluated, using the Scikit-learn and TensorFlow machine learning libraries. Two different approaches for training and testing have been followed: film-level dataset splitting, where different films were used for training and testing; and sample-level dataset splitting, which allowed that different samples coming from the same films were used for training and testing. The prediction of movie segments that trigger fear sensations achieved a F1-score of 18.5% in the first approach, a value suggesting that the dataset does not adequately represent the universe of movies. The second approach achieved a F1-score of about 84.0%, a substantially higher value that shows promising outcomes when performing the proposed task.
Quando o ser humano assiste a filmes, diferentes sensações e estados de espírito são despoletados. Entre estes encontra-se o medo, que pode ser despoletado através da visualização de excertos de filmes contendo, por exemplo, violência gráfica, horror ou suspense. Tanto a componente visual como a auditiva contribuem para o despoletar desta sensação. Nesta dissertação é analisada a utilização de aprendizagem automática para prever o impacto emocional que a visualização de vídeos possa causar nas pessoas, mais concretamente os segmentos de um filme que despoletam a sensação de medo. Foram realizadas diversas experiências usando o conjunto de dados LIRIS-ACCEDE com os objetivos de encontrar conjuntos de atributos de imagem e áudio com maior relevância para o problema e de avaliar o desempenho de diversos modelos de aprendizagem automática usados para classificação. Foram usados diversos algoritmos clássicos e de aprendizagem profunda, recorrendo-se às bibliotecas Scikit-learn e TensorFlow. No que se refere à separação dos dados usados para treino e teste foram seguidas duas abordagens: divisão dos dados ao nível do filme, sendo usados filmes distintos para treino e teste; e divisão dos dados ao nível da amostra, possibilitando que os conjuntos de treino e teste contenham amostras distintas, mas pertencentes aos mesmos filmes. Para previsão dos segmentos que despoletam medo, na primeira abordagem chegou-se a um resultado de F1-score de 18,5%, concluindo-se que o conjunto de dados usado não é representativo, e na segunda abordagem a um F1-score de 84,0%, um valor substancialmente mais alto e promissor no desempenho da tarefa proposta.
Designação do grau: Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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