Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21843
Autoria: Oliveira, Pedro Duarte de
Orientação: Ferreiro, Maria de Fátima Palmeiro Baptista
Data: 21-Dez-2020
Título próprio: Práticas de trabalho e sustentabilidade: estudo de caso na Herdade da Sanguinheira de Codes, Abrantes
Referência bibliográfica: Oliveira, P. D. de (2020). Práticas de trabalho e sustentabilidade: estudo de caso na Herdade da Sanguinheira de Codes, Abrantes [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21843
Palavras-chave: Sustentabilidade
Práticas de trabalho sustentáveis
Sistema agro-silvo-pastoril
Recursos hídricos
Regime extensivo
Sustainability
Sustainable working practices
Agro-forest system
Water resources
Extensive regime
Circular economy
Resumo: A presente dissertação trata de como as práticas de trabalho em vigor na herdade da Sanguinheira de Codes influenciam a sua sustentabilidade, na vertente ambiental, económica e social. Através de um estudo de caso ao longo de quatro meses, bem como da execução de entrevistas e de pesquisa bibliográfica, pude demonstrar que com a existência de métodos e práticas de trabalho sustentáveis, é possível, numa herdade com diferentes produções, obter uma relação positiva com o meio em que esta está inserida. A presente dissertação demonstra como estão interligadas as diferentes produções florestais (eucaliptal, montado de sobro e pinhal de pinheiro manso) com a produção de ovinos em regime extensivo, bem como a forma como os recursos humanos e hídricos são geridos. Aqui está demonstrada uma forma de gestão sustentável de quatro produções em harmonia entre si, onde as práticas sustentáveis de trabalho influenciam a forma de como o Homem vê e vive os recursos naturais, uma vivência e uma visão que para além de validarem o lucro monetário têm consciência que é essencial gerar esse lucro de uma forma responsável e sustentável, tanto social como ambientalmente.
This dissertation is about how working practices at the Sanguinheira de Codes homestead have influence in its environmental, economic and social sustainability. Through a four-month case study, as well as the execution of interviews and bibliographic research, I was able to demonstrate that with the existence of sustainable working methods and practices, it is possible, in a homestead with different productions, to obtain a positive relationship with the environment in which it is introduced. This dissertation demonstrates how the different forest productions (eucalyptus forest, cork oak and pine forest) are organized and interconnected with the production of sheep in extensive regime, as well as the system how human and water resources are managed. Here is demonstrated a form of sustainable management of four productions in harmony with each other, where sustainable work practices influence the way we humans sees and lives natural resources, an experience and a vision that in addition to profit that it is essential to generate this profit in a responsible and sustainable way, both socially and environmentally.
Designação do grau: Mestrado em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_pedro_duarte_oliveira.pdf3,54 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.