Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/21690
Author(s): Da Costa, L. P.
Rodrigues, R. B.
Waldzus, S.
Date: 2020
Title: “É cada um para o que nasce?”: desenvolvimento das atribuições causais da pobreza infantil na infância e soluções percebidas para a pobreza
Volume: 34
Number: 2
Pages: 39 - 56
ISSN: 0874-2049
DOI (Digital Object Identifier): 10.17575/psicologia.v34i2.1382
Keywords: Crianças
Atribuições causais da pobreza
Pobreza infantil
Soluções para a pobreza
Abstract: O presente estudo analisa o desenvolvimento das atribuições causais da pobreza infantil, o papel do estatuto sócio económico nestas atribuições e as soluções que as crianças identificam para a pobreza. Foram entrevistadas crianças com idades entre os 6 e 12 anos (N = 107), e os resultados mostram a prevalência da externalização das causas da pobreza, nomeadamente através de explicações fatalistas (e.g. sorte) e estruturalistas (e.g. desemprego). Este estudo permite, ainda, verificar que as crianças percecionam dois tipos de soluções para a pobreza, que variam no grau de agência imputado à criança pobre. Análises de mediação mostram que a indicação de soluções que requerem a ação da criança pobre aumenta com a idade através do aumento da perceção de que a pobreza é causada por fatores sociais. Os resultados são discutidos em termos do desenvolvimento sociocognitivo, refletindo sobre as consequências das atribuições causais da pobreza na perpetuação das desigualdades sociais.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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