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http://hdl.handle.net/10071/21690| Autoria: | Da Costa, L. P. Rodrigues, R. B. Waldzus, S. |
| Data: | 2020 |
| Título próprio: | “É cada um para o que nasce?”: desenvolvimento das atribuições causais da pobreza infantil na infância e soluções percebidas para a pobreza |
| Volume: | 34 |
| Número: | 2 |
| Paginação: | 39 - 56 |
| ISSN: | 0874-2049 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.17575/psicologia.v34i2.1382 |
| Palavras-chave: | Crianças Atribuições causais da pobreza Pobreza infantil Soluções para a pobreza |
| Resumo: | O presente estudo analisa o desenvolvimento das atribuições causais da pobreza infantil, o papel do estatuto sócio económico nestas atribuições e as soluções que as crianças identificam para a pobreza. Foram entrevistadas crianças com idades entre os 6 e 12 anos (N = 107), e os resultados mostram a prevalência da externalização das causas da pobreza, nomeadamente através de explicações fatalistas (e.g. sorte) e estruturalistas (e.g. desemprego). Este estudo permite, ainda, verificar que as crianças percecionam dois tipos de soluções para a pobreza, que variam no grau de agência imputado à criança pobre. Análises de mediação mostram que a indicação de soluções que requerem a ação da criança pobre aumenta com a idade através do aumento da perceção de que a pobreza é causada por fatores sociais. Os resultados são discutidos em termos do desenvolvimento sociocognitivo, refletindo sobre as consequências das atribuições causais da pobreza na perpetuação das desigualdades sociais. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
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| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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