Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/21626
Author(s): Pires, João Diogo Mendes
Advisor: Nascimento, Generosa do
Date: 16-Dec-2020
Title: A metodologia do appreciative inquiry no balanced scorecard: Estudo de caso
Reference: Pires, J. D. M. (2020). A metodologia do appreciative inquiry no balanced scorecard: Estudo de caso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21626
Keywords: Gestão de performance
Balanced Scorecard -- Balanced Scorecard
Appreciative inquiry
Política de formação e desenvolvimento
Performance management
Training and development policy
Abstract: Já marcadas por uma envolvente competitiva, agravada pelos efeitos económicos e financeiros da pandemia COVID-19, as organizações têm cada vez maior necessidade de gerir a sua performance, não só para ganharem relevância no mercado, mas também como forma de sobreviverem. O projeto tem como principal objetivo desenvolver um modelo de gestão de performance para uma PME que atua no setor da contabilidade, fiscalidade e área laboral, onde se pretende estimular a performance da organização, assim como garantir o alinhamento da gestão da organização com a estratégia e objetivos organizacionais. Para tal, será desenvolvido um Balanced Scorecard (BSC), através da metodologia do Appreciative Inquiry (AI). Como metodologia generativa, o AI permite facilitar o desenvolvimento de outras metodologias, adotando uma perspetiva inspiradora e focada nos aspetos positivos dos sistemas que procura influenciar, desempenhando assim um papel fundamental no desenvolvimento de um BSC focado nas valências e capacidades da organização. É de referir que os resultados do projeto são o desenvolvimento de um BSC específico para as características e valências da organização, sendo de realçar: a sistematização da missão e visão da organização; definição dos eixos estratégicos e objetivos estratégicos; definição de indicadores de desempenho (KPIs) e iniciativas estratégicas; e sistematização das relações entre todas estas componentes. Aquando da implementação da metodologia do AI, surgiu a necessidade de se desenvolver a política de formação e desenvolvimento, de forma a que esta esteja alinhada com os objetivos dos BSC. A avaliação dos resultados específicos da implementação do BSC estão fora do âmbito do projeto.
Already marked by a competitive environment, aggravated by the economic and financial effects of the pandemic COVID-19, organizations have an increasing need to manage their performance, not only to gain relevance in the market, but also as a way to survive. The main objective of the project is to develop a performance management model for a SME that operates in the accounting, tax and labor sector, where it’s intended to stimulate the organization's performance, as well as ensure the alignment of the organization's management with the strategy and organizational objectives. To this end, a Balanced Scorecard (BSC) will be developed, using the Appreciative Inquiry (AI) methodology. As a generative methodology, the AI allows to facilitate the development of other methodologies, adopting an inspiring perspective and focused on the positive aspects of the systems it seeks to influence, thus playing a fundamental role in the development of a BSC focused on the organization's strengths and capabilities. It should be noted that the results of the project are the development of a specific BSC for the organization's characteristics and values, with emphasis on: the organization's mission and vision systematization; definition of strategic axes and strategic objectives; performance indicators (KPIs) and strategic initiatives definition; and systematization of the relationships between all these components. When implementing the AI methodology, the need to develop the training and development policy arose, so that it’s aligned with the BSC’s objectives. The evaluation of the specific results of the BSC’s implementation is outside the scope of the project.
Degree: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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