Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/21597
Author(s): Santos, Francisco Maria Lamego de Albuquerque Vilas
Advisor: Nascimento, Generosa do
Date: 4-Dec-2020
Title: Project work: restructuration and implementation of an onboarding program
Reference: SANTOS, Francisco Maria Lamego de Albuquerque Vilas - Project work: restructuration and implementation of an onboarding program [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/21597>.
Keywords: Employee experience
Integration
Newcomer
Onboarding
Experiência do colaborador
Indução
Novo colaborador
Integração
Abstract: Over the last few years, human resources systems that link human resources practices, people's attitudes and organizations' performances, are growing in terms of importance and, consequently, investment in organizations. In this sense, it became interesting to study how these human resources systems or practices influence the whole employee experience, which starts on day one of any new hire. In order to ensure a proper integration and induction of a newcomer, onboarding programs - the specific practices initiated by an organization or its agents to facilitate employee adjustment to new roles - are gaining each day more relevance in organizations and Human Resources teams are now changing the paradigm of seeing induction programs as an investment rather than a cost. In the light of this, a pilot onboarding program was designed and executed for a company operating in the insurance sector. Moreover, this pilot program was tested on twenty newcomers and evaluated through an online survey, in order to assess their satisfaction and opinion. The results showed a great increase in terms of satisfaction, when comparing to the previous onboarding program, especially when we talk about onboarding and job satisfaction, understanding the company and the new role in it. Furthermore, the employee experience was also improved for these newcomers.
Nos últimos anos, tem-se assistido a um crescimento do grau de importância dos processos e práticas de recursos humanos que dizem respeito às atitudes dos colaboradores e ao desempenho das organizações. Neste sentido, tornou-se vital estudar estes processos e práticas que influenciam toda a experiência do colaborador e que começam no seu primeiro dia numa dada organização. De modo a assegurar a eficaz integração de um novo colaborador, os programas de integração - práticas iniciadas por parte da organização ou pelos seus agentes, que facilitam a integração ou indução de um novo colaborador na sua nova função - estão a ganhar particular importância e interesse nas empresas e as equipas de recursos humanos estão também elas neste momento a alterar o paradigma, vendo estes programas de integração como investimentos e não como custos para as organizações. À luz do exposto, foi desenhado e realizado um piloto de um programa de integração para uma empresa do setor segurador. Este piloto foi testado em vinte novos colaboradores e os seus efeitos foram avaliados através de um questionário "online", de modo a estimar e compreender o grau de satisfação com o mesmo, bem como outras opiniões. Os resultados obtidos mostram um grande aumento na satisfação com o programa piloto, quando comparado com o anterior programa de integração desta empresa, especialmente no que se refere à satisfação dos novos colaboradores com a sua integração, função e compreensão da empresa como um todo. Para além disso, este programa piloto conseguiu ainda melhorar consideravelmente a experiência do colaborador.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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