Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/21527
Author(s): Meneses, Tânia
Advisor: Simaens, Ana Margarida
Date: 5-Jan-2021
Title: Jerónimo Martins Social Lab: Um programa de empreendedorismo social corporativo aplicado ao Grupo Jerónimo Martins
Reference: Meneses, T. (2020). Jerónimo Martins Social Lab: Um programa de empreendedorismo social corporativo aplicado ao Grupo Jerónimo Martins [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21527
Keywords: Responsabilidade social das empresas
Desenvolvimento sustentável
Empreendedorismo social corporativo
Corporate social responsibility
Sustainable development
Corporate social entrepreneurship
Abstract: O presente trabalho de projeto procura impulsionar o empreendedorismo social corporativo como uma ferramenta que visa endereçar os problemas negligenciados da sociedade a partir da criação de soluções inovadoras que contribuam para a sua mitigação e, simultaneamente, para o desenvolvimento sustentável. O projeto constitui um plano de ação para a implementação de um programa corporativo aplicado ao contexto do Grupo Jerónimo Martins, designado Jerónimo Martins Social Lab. Estruturado em três fases – bootcamp, capacitação e aceleração – , oferece aos colaboradores a possibilidade de identificar desafios sociais na comunidade envolvente à sua operação, transformando-os em ideias com potencial de gerar impacto social positivo, garantido as ferramentas e o acompanhamento necessários durante o seu desenvolvimento, no domínio do empreendedorismo social. O Jerónimo Martins Social Lab surge da necessidade identificada internamente, pelo departamento de Responsabilidade Social Interna, em aprofundar o vínculo social com a comunidade, sobretudo, na relação com a população mais frágil e está alinhado com a estratégia de responsabilidade social corporativa e os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.
This work project seeks to boost corporate social entrepreneurship as a tool that aims to address the neglected problems of society by creating innovative solutions that contribute to their mitigation and, simultaneously, for the sustainable development. The project constitutes an action plan for the implementation of a corporate program applied to the context of the Jerónimo Martins Group, called Jerónimo Martins Social Lab. Structured in three phases – bootcamp, training and acceleration –, it offers employees the possibility to identify social challenges in the community surrounding its operation, transforming them into ideas with the potential to generate positive social impact, ensuring the necessary tools and monitoring during their development, in the field of social entrepreneurship. The Jerónimo Martins Social Lab arises from the need identified internally, by the Internal Social Responsibility department, to deepen the social bond with the community, above all, in the relationship with the most fragile population and is aligned with the strategy of corporate social responsibility and the sustainable development goals of the United Nations.
Degree: Mestrado em Economia Social e Solidária
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_tania_meneses.pdf789,64 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.