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dc.contributor.authorSeabra, F.-
dc.contributor.authorMouraz, A.-
dc.contributor.authorAbelha, M.-
dc.contributor.authorHenriques, S.-
dc.date.accessioned2021-01-25T11:42:25Z-
dc.date.available2021-01-25T11:42:25Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn1647-3582-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/21496-
dc.description.abstractRegista-se uma centralidade crescente dos temas da equidade e inclusão em educação, e parece consolidar-se a viragem de perspetivas mais restritas sobre estes conceitos, para uma visão que entende a necessidade de os estender a todos os alunos, dando resposta à diversidade das suas características, necessidades e potencialidades. Em Portugal, o Decreto-lei 54/2018 veio plasmar essa viragem, acompanhando o que tem vindo a ser preconizado a nível internacional. Também a avaliação externa de escolas (AEE) salienta, no seu terceiro ciclo, temas relacionados com a equidade e a inclusão, incluindo no seu Quadro de Referência, referentes como a “Promoção da equidade e inclusão de todas as crianças e todos os alunos” e “Resultados para a equidade, inclusão e excelência” (IGEC, 2019). Assinalando esta convergência, e reconhecendo o papel que a AEE tem assumido em termos de indução de práticas e transformação dos discursos, apresentamos uma análise dos relatórios do terceiro ciclo de avaliação externa de escolas, salientando questões relacionadas com a equidade e inclusão. Concretamente, questionámos em que domínios do referencial se destacam as referências a estes conceitos, quais as perspetivas de equidade e inclusão presentes nestes documentos, quem são os alvos preferenciais desta preocupação com a equidade e inclusão, e que medidas adotadas pelas escolas são salientadas nos relatórios. Enriquecemos ainda a análise com uma perspetiva diacrónica, com base nos relatórios anteriores das mesmas escolas agora consideradas. Os resultados apontam para uma preocupação com estes conceitos desde o arranque da AEE e uma interpretação crescentemente aberta dos mesmospor
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de Aveiro-
dc.relationPTDC/CED-EDG/30410/2017-
dc.relationUIDB/03126/2020-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEquidadepor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectAvaliação Externa de Escolaspor
dc.titleEquidade e inclusão nas políticas de educação: perspetivas a partir dos relatórios da avaliação externa de escolaspor
dc.title.alternativeEquity and inclusion in educational policies: perspectives based on the reports of school external evaluationen
dc.typearticle-
dc.pagination99 - 117-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalIndagatio Didactica-
dc.volume12-
dc.number5-
degois.publication.firstPage99-
degois.publication.lastPage117-
degois.publication.issue5-
degois.publication.titleEquidade e inclusão nas políticas de educação: perspetivas a partir dos relatórios da avaliação externa de escolaspor
dc.date.updated2021-01-25T11:40:52Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.34624/id.v12i5.23445-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-77804-
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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