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http://hdl.handle.net/10071/21496
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Seabra, F. | - |
dc.contributor.author | Mouraz, A. | - |
dc.contributor.author | Abelha, M. | - |
dc.contributor.author | Henriques, S. | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-25T11:42:25Z | - |
dc.date.available | 2021-01-25T11:42:25Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.issn | 1647-3582 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/21496 | - |
dc.description.abstract | Regista-se uma centralidade crescente dos temas da equidade e inclusão em educação, e parece consolidar-se a viragem de perspetivas mais restritas sobre estes conceitos, para uma visão que entende a necessidade de os estender a todos os alunos, dando resposta à diversidade das suas características, necessidades e potencialidades. Em Portugal, o Decreto-lei 54/2018 veio plasmar essa viragem, acompanhando o que tem vindo a ser preconizado a nível internacional. Também a avaliação externa de escolas (AEE) salienta, no seu terceiro ciclo, temas relacionados com a equidade e a inclusão, incluindo no seu Quadro de Referência, referentes como a “Promoção da equidade e inclusão de todas as crianças e todos os alunos” e “Resultados para a equidade, inclusão e excelência” (IGEC, 2019). Assinalando esta convergência, e reconhecendo o papel que a AEE tem assumido em termos de indução de práticas e transformação dos discursos, apresentamos uma análise dos relatórios do terceiro ciclo de avaliação externa de escolas, salientando questões relacionadas com a equidade e inclusão. Concretamente, questionámos em que domínios do referencial se destacam as referências a estes conceitos, quais as perspetivas de equidade e inclusão presentes nestes documentos, quem são os alvos preferenciais desta preocupação com a equidade e inclusão, e que medidas adotadas pelas escolas são salientadas nos relatórios. Enriquecemos ainda a análise com uma perspetiva diacrónica, com base nos relatórios anteriores das mesmas escolas agora consideradas. Os resultados apontam para uma preocupação com estes conceitos desde o arranque da AEE e uma interpretação crescentemente aberta dos mesmos | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | - |
dc.relation | PTDC/CED-EDG/30410/2017 | - |
dc.relation | UIDB/03126/2020 | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Equidade | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Avaliação Externa de Escolas | por |
dc.title | Equidade e inclusão nas políticas de educação: perspetivas a partir dos relatórios da avaliação externa de escolas | por |
dc.title.alternative | Equity and inclusion in educational policies: perspectives based on the reports of school external evaluation | en |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 99 - 117 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Indagatio Didactica | - |
dc.volume | 12 | - |
dc.number | 5 | - |
degois.publication.firstPage | 99 | - |
degois.publication.lastPage | 117 | - |
degois.publication.issue | 5 | - |
degois.publication.title | Equidade e inclusão nas políticas de educação: perspetivas a partir dos relatórios da avaliação externa de escolas | por |
dc.date.updated | 2021-01-25T11:40:52Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.34624/id.v12i5.23445 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-77804 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2020_Equidade e inclusão nas políticas de educação.pdf | Versão Editora | 763,42 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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