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http://hdl.handle.net/10071/21448
Author(s): | Correia, Maria João Maia |
Advisor: | Matos, Florinda Maria Carreira Neto |
Date: | 18-Dec-2020 |
Title: | The impact of artificial intelligence on innovation management: a case study of Aveiro region |
Reference: | CORREIA, Maria João Maia - The impact of artificial intelligence on innovation management: a case study of Aveiro region [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/21448>. |
Keywords: | Innovation management Artificial intelligence Portuguese companies Gestão de inovação Inteligência artificial Empresas Portuguesas |
Abstract: | In a highly globalized and competitive marketplace, companies have started to bet more on innovation
as a source of competitive advantage. Innovation is no longer an isolated and residual agent, but a
crucial mindset that should be embedded in all workers and all activities of a company, as innovation
has the potential to improve not only an organization's performance but also employees’ well-being
and working conditions.
Artificial Intelligence is no longer science fiction, but a reality present in the value chain of
companies. The purpose of this research is to understand how AI systems are impacting innovation
management processes within companies.
The analysis methodology is based on a qualitative study supported by interviews directed to a
sample of 5 companies based in Aveiro region.
The results obtained led to the conclusion that Artificial Intelligence is being progressively included in
firms’ activities, changing the way how managers develop solutions and innovation management
processes. AI systems are also raising the awareness of improving some of the most important
indicators of an innovative economy such as: productivity; qualification; cooperation; entrepreneurial
mindset and stakeholder’s satisfaction. No mundo altamente globalizado em que vivemos, as empresas apostam cada vez mais na inovação como uma estratégia para aumentar a competitividade. A Inovação não é mais um agente residual e isolado, mas considerada um mindset que deve ser incutida em todos os trabalhadores e todas as atividades de uma empresa, pois a inovação tem o potencial de melhorar não só a performance da empresa, mas também as condições de trabalho. A Inteligência Artificial já não é ficção científica, mas sim realidade presente na cadeia de valor das empresas. O propósito desta pesquisa é perceber como é que os sistemas de inteligência artificial estão a influenciar os processos de gestão de inovação das empresas. A metodologia de análise baseia-se num estudo de caso qualitativo e está suportada em entrevistas aplicadas a uma amostra de 5 empresas, localizadas na região de Aveiro. Os resultados obtidos permitiram concluir que a Inteligência Artificial está progressivamente a ser incluída nas diversas atividades das empresas, alterando a forma como os gestores desenvolvem soluções e formulam os processos de gestão de inovação. A Inteligência Artificial está também a ter o papel de consciencializar para a necessidade de melhorar alguns dos mais importantes indicadores de uma economia inovadora como a produtividade, a qualificação, a cooperação, forma de pensar inovadora e bem-estar dos trabalhadores e consumidores. |
Degree: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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