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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHenriques, S.-
dc.contributor.authorNeves, C.-
dc.contributor.authorSilva, A. P.-
dc.contributor.authorAbrantes, P.-
dc.contributor.authorBackstrom, B.-
dc.contributor.authorFalé, I.-
dc.contributor.authorJacquinet, M.-
dc.contributor.authorMagano, O.-
dc.contributor.authorRamos, M. R.-
dc.date.accessioned2021-01-21T12:42:11Z-
dc.date.available2021-01-21T12:42:11Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn0872-8380-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/21433-
dc.description.abstractQuem são os estudantes que optam pela Educação Superior a Distância ? Quais as suas expetativas e grau de satisfação com os cursos nesta modalidade ? Qual o impacto do curso na vida profissional e pessoal do estudante da UAb ? O presente artigo centra-se nestas questões, seguindo um enquadramento teórico que mobiliza estudos sobre a procura de respostas para novos públicos e novas necessidades nas sociedades atuais. O desenho metodológico seguiu a aplicação de um questionário, desenhado no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta, aos estudantes que terminaram a licenciatura em 2014 e 2015. Os resultados remetem para uma satisfação global com a realização da licenciatura online, na medida em que revelam conforto no uso da plataforma e reconhecem vantagens no regime de aprendizagem. Destaca-se a valorização do prestígio social associado ao diploma de ensino superior. Concluímos que a pesquisa sobre o fenómeno da empregabilidade no ensino superior precisa de mais desenvolvimento. Os estudantes adultos apresentam um conjunto de necessidades diferenciadas, sobretudo relacionadas com a aquisição de competências para melhorar as suas condições profissionais, de empregabilidade e o desenvolvimento das suas carreiras. Os dados deste estudo reforçam a ideia de educação ao longo da vida associada ao ensino a distância como importante forma de desenvolvimento e aquisição não só de conhecimentos, como também, de competências transversais fundamentais a todos os contextos da vida e para a mobilidade profissional.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Nova de Lisboa-
dc.relationUIDB/03126/2020-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEmpregabilidadepor
dc.subjectGraudados do ensino superiorpor
dc.subjectPerfis e competênciaspor
dc.titleEnsino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomadospor
dc.typearticle-
dc.pagination49 - 62-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalFórum Sociológico-
dc.number37-
degois.publication.firstPage49-
degois.publication.lastPage62-
degois.publication.issue37-
degois.publication.titleEnsino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomadospor
dc.date.updated2021-01-21T12:41:25Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.4000/sociologico.9511-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-77866-
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