Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/21406
Author(s): Costa, Ana Miguel Pereira da
Advisor: Crespo, Nuno Miguel Pascoal Simões
Date: 14-Dec-2020
Title: Turismo termal: A segmentação por fatores motivacionais
Reference: Costa, A. M. P. da (2020). Turismo termal: A segmentação por fatores motivacionais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21406
Keywords: Motivação
Turismo
Termalismo
Bem-estar
Motivations
Tourism
Thermalism
Wellness
Abstract: Em pleno século XXI, o turismo é um reconhecido motor da economia mundial e da globalização. Ao mesmo tempo, assiste-se, de forma generalizada, a um ritmo de vida cada vez mais acelerado e stressante nos ambientes quotidianos e essa realidade faz com que exista atualmente uma clara tendência de procura por ambientes e atividades que promovam o bem-estar, o "wellness" e o relaxamento. Como consequência, as pessoas procuram diversificar as suas formas de turismo e procuram cada vez mais realizar atividades que lhes proporcionem um bem-estar físico e emocional e que promova um estilo de vida mais saudável (por oposição ao seu ambiente quotidiano). Assim, torna-se de extrema relevância estudar as motivações dos turistas para que os diferentes "players" desta atividade consigam responder às novas exigências do mercado. É enquadrado nesta "nova" realidade que surge uma oportunidade ímpar para a atividade termal em Portugal Portugal, que detém no seu território cerca de 400 nascentes termais, está dotado de uma forte tradição termal na sua história, e deve aproveitar o seu potencial para se alavancar no setor do turismo e ultrapassar as dificuldades associadas a esta prática. Com este estudo pretende-se, em primeiro lugar, fazer uma revisão de literatura sobre as motivações turísticas e, por fim, enquadrar esse estudo no turismo de saúde e bem-estar, em particular, no turismo termal, evidenciando algumas características da atividade em Portugal.
In the 21st century, tourism is a well-known booster of the world economy and globalization. At the same time, we are facing an increasingly faster and stressful way of life and this reality intensifies the search for environments and activities that promote the well-being, wellness and relaxation. In consequence, people are looking into diversified ways of tourism and for activities that provide a physical and emotional well-being for a healthier lifestyle. For this reason, it is now more relevant to study the tourists’ motivations so that the different players in this market can respond to the new demands. It is within this new reality that surges a unique opportunity for the thermal activity in Portugal. Portugal, who has in its territory around 380 thermal springs, is equipped with a strong thermal tradition and must take advantage of its potential to rise in the tourism sector and overcome the difficulties associated with this practice. This study intends to review the literature on the tourists’ motivations and to frame it into the health and well-being tourism, in particular in the thermal sector, by presenting some of the characteristics of this activity in Portugal.
Degree: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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