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http://hdl.handle.net/10071/21382| Autoria: | Carvalho, X. |
| Data: | 2020 |
| Título próprio: | “Em Moçambique... Epa, porra! Os filhos dos dirigentes tinham uma escola!” – Memórias de três gerações e suas narrativas escolares em África subsariana |
| Número: | 39 |
| Paginação: | 161 - 185 |
| ISSN: | 1645-3794 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.4000/cea.4997 |
| Palavras-chave: | Pedagogia crítica Geração Etnografia Histórias de vida Narrativa Moçambique |
| Resumo: | Neste artigo argumenta-se que a escola, em contexto pós-colonial, é um espaço (re)produtor de desigualdades sociais, definindo-se como uma instituição transmissora de cultura, um lugar de poder e local de construção da realidade de uma elite que se tem vindo a consolidar desde o período colonial até à atualidade, seguindo um modelo que retrata o ensino na Europa Ocidental. Olhando para as últimas quatro décadas de ensino em Moçambique, enquadradas em três períodos ideológicos e políticos que caracterizam o país, recorrendo à etnografia e recolha de histórias de vida ao longo de três gerações, pretende-se contribuir para o entendimento da aprendizagem e como ela é feita na instituição-escola, percebendo a sua contribuição na construção da emancipação dos atores sociais. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CRIA-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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