Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21382
Autoria: Carvalho, X.
Data: 2020
Título próprio: “Em Moçambique... Epa, porra! Os filhos dos dirigentes tinham uma escola!” – Memórias de três gerações e suas narrativas escolares em África subsariana
Número: 39
Paginação: 161 - 185
ISSN: 1645-3794
DOI (Digital Object Identifier): 10.4000/cea.4997
Palavras-chave: Pedagogia crítica
Geração
Etnografia
Histórias de vida
Narrativa
Moçambique
Resumo: Neste artigo argumenta-se que a escola, em contexto pós-colonial, é um espaço (re)produtor de desigualdades sociais, definindo-se como uma instituição transmissora de cultura, um lugar de poder e local de construção da realidade de uma elite que se tem vindo a consolidar desde o período colonial até à atualidade, seguindo um modelo que retrata o ensino na Europa Ocidental. Olhando para as últimas quatro décadas de ensino em Moçambique, enquadradas em três períodos ideológicos e políticos que caracterizam o país, recorrendo à etnografia e recolha de histórias de vida ao longo de três gerações, pretende-se contribuir para o entendimento da aprendizagem e como ela é feita na instituição-escola, percebendo a sua contribuição na construção da emancipação dos atores sociais.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CRIA-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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